O que é Snapchat ?
O Snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas voltado para celulares com sistema Android e iOS criada e desenvolvida por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford. O app pode ser usado para enviar texto, fotos e vídeos e o diferencial é que este conteúdo só pode ser visto apenas uma vez, pois é deletado logo em seguida, se "autodestruindo" do app.
A natureza efêmera do aplicativo fez com que a rede social ficasse popular entre os jovens da chamada geração Millennials (nascidos entre 1980 e 2000), que podem usá-la para compartilhar material que os usuários não gostariam que fosse copiado para outros locais.
O Snapchat é, à primeira vista, um programa de bate-papo e rede social como qualquer outro e opera da mesma forma.
A diferença é que todo material publicado na plataforma é apagado após ser visualizado.
Desta forma, é possível enviar fotos e vídeos que podem ser comprometedores para o usuário com a "garantia" de que o conteúdo não será copiado e enviado para outras pessoas.
Esta característica fez com que o aplicativo ficasse bastante popular entre os jovens que enviam "nudes".
Além de fotos e vídeos, o Snapchat também possui outros recursos, como o Lenses, que são filtros divertidos para fotos que permitem adicionar efeitos exclusivos para selfies e outras imagens. Outra função são os Geofiltros, filtros que só podem ser usados em locais específicos do mundo.
Os usuários também podem usar o “Stories”, uma opção que permite criar uma pequena narrativa com fotos e vídeos e é visível para todos os contatos no seu "perfil". Assim como as mensagens comuns, este conteúdo também tem data de validade, mas pode ser visto várias vezes antes de desaparecer.
O termo “snap” se refere a algo que acontece de forma súbita. O nome condiz com o objetivo do aplicativo, que significaria, em inglês, um chat passageiro e que não deixa rastros de que tenha existido.
O que é Snapchat Beta?
Uma versão beta de um aplicativo se refere a uma edição do software que contém pedaços de código que ainda não funcionam corretamente. Estes programas costumam ser usados apenas para testar recursos que ainda não estão disponíveis para todos os usuários, e o Snapchat tem um desses.
Por ser um aplicativo usado para o compartilhamento de informações privadas, era inevitável que o Snapchat se envolvesse em polêmicas sobre seus serviços. A maior parte é referente às formas de copiar (print) as fotos enviadas em Snaps, o que permitiria o compartilhamento com terceiros.
A política de privacidade do app esclarece que qualquer conteúdo gravado em seus servidores é deletado após o tempo estipulado pelo usuário, mas pode permanecer salvo por prazo indeterminado em backups do banco de dados do Snapchat, que geralmente são usados para cumprir ordens judiciais que requisitam certos dados.
Uma das formas mais usadas para manter cópias de arquivos enviados para o Snapchat eram sites de terceiros que podiam salvar este conteúdo sem alertar o aplicativo ou seu remetente.
O uso destes serviços não-oficiais representa um grande problema de segurança. Em 2014, por exemplo, o siteSnapsaved.com foi invadido e vazaram cerca de 13 GB de imagens de usuários, que deveriam ter sido apagadas.
Na ocasião, conhecida como “The Snappening”, nenhum servidor do próprio Snapchat foi comprometido, mas o evento fez com que o aplicativo decidisse bloquear todos os sites que usavam seu API. Esta não foi a única dor de cabeça do serviço.
Ainda em 2014, seus servidores foram invadidos e os números de telefone de cerca de 4,6 milhões de usuários foram divulgados na Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário