quinta-feira, 13 de junho de 2019



A Educação 4.0 para dentro da sala de aula

A Educação 4.0 parte da ideia de que vamos aprender coisas diferentes de maneiras diferentes


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Linguagem computacional, inteligência artificial, internet das Coisas (IoT) e tantas outras tecnologias estão cada vez mais presentes no dia a dia. Um exemplo disso está no nosso relacionamento com os bancos, setor em que a inteligência artificial está ganhando força nessa relação.



A expansão da Cultura Maker nas escolas 

brasileiras




FabLab (laboratórios de fábrica ou de fabricação), do-it-yourself (DIY, ou faça você mesmo), hands on (no popular, mão na massa), maker movement (movimento maker). Termos como esses começaram a se tornar familiares no ambiente de uma boa quantidade de escolas privadas e públicas brasileiras, nos últimos anos, com a introdução da Cultura Maker no ambiente dos ensinos infantil, fundamental e médio.


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O principal pilar dessa cultura é a ideia de que eu, você, seus alunos e qualquer outro ser humano podemos fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos e uma boa dose de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas (conheça detalhes sobre definição, história e conceitos do movimento no outro texto desta reportagem).


Indústria 4.0 e a educação

A quarta revolução industrial mudará a forma como as pessoas se relacionam com o trabalho e alterará a maneira como interagem entre si, com as máquinas, com fornecedores e com clientes.
A velocidade, o alcance e os impactos nos sistemas produtivos são os três fatores que mostram como esse movimento não pode ser considerado uma mera extensão da terceira revolução industrial, mas um período de novas mudanças drásticas e transformadoras.


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Para enfrentar esse novo momento histórico, as instituições de ensino precisarão adotar novas metodologias de aprendizado, baseadas em problemas, projetos e times. O modelo avaliativo deixará de ser pontual, hierárquico e puramente teórico e passará a ser constante, realizado pelos alunos e professores, baseado em comportamento, competência e habilidade.




O BNCC e as tecnologias

Um dos assuntos que mais tem sido discutidos sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o desenvolvimento das 10 competências que irão se articular na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores dos alunos de Ensino Básico. Mas você já sabe quais são as competências tecnológicas da BNCC?


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Afinal e esse BNCC ?


Pela primeira vez em sua história, o Brasil tem uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que determina parte significativa do que nossos estudantes devem aprender a cada ano, da creche ao final do Ensino Fundamental, em todas as instituições públicas e privadas. Mas, afinal, o que é a Base?


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