sexta-feira, 6 de maio de 2016

A escola privada da educação infantil ao ensino médio tem como diferencial o autodidatismo. Não possui salas de aula, séries, nem aulas expositivas. O aprendizado é guiado por textos elaborados para apoiar o trabalho individual e que ajudam o estudante a alcançar a excelência em cada assunto. Professores são tutores e especialistas que acompanham todo o desenvolvimento das habilidades intelectuais e socioemocionais do aluno.  





quinta-feira, 5 de maio de 2016

The School in the Cloud


O projeto aposta na aprendizagem colaborativa e espontânea das crianças. Cria ambientes de aprendizagem auto-organizáveis pelo mundo, para que as crianças façam descobertas com a ajuda dos colegas, usando o computador. O professor e um voluntário atuam como facilitadores e entusiastas.




terça-feira, 3 de maio de 2016

CAN WE CHANGE THE WAY WE LEARN?



Minecraft encourages millions of players to create, explore, and discover. We want to bring that passion into the classroom. Join us as we create a Minecraft built for learning.





segunda-feira, 2 de maio de 2016

Versão educativa do Minecraft chega à sala de aula

Jogo, ainda não disponível no Brasil, terá novas ferramentas que permitem o professor ter mais controle sobre as atividades dos alunos












Crianças atuam na solução de desafios com o Design for Change



Criado pela indiana Kiran Bir Sethi, o Design for Change é um movimento global que tem por objetivo oferecer às crianças a oportunidade de se tornarem mais atuantes na transformação de sua própria realidade. Presente em 33 países, a iniciativa agora chega ao Brasil para estimular o ilimitado potencial criativo das crianças, para que elas utilizem a imaginação e o design como ferramentas para solucionar qualquer desafio de seu dia a dia.


Logo de cara, nós compramos a ideia de Carolina Pasquali, parceira de longa data da Royalpixel e responsável pelo Design for Change Brasil, e colaboramos com o desenvolvimento do site do projeto. Confira o papo que batemos com ela.

As escolas do futuro já existem




Orestad, na Dinamarca: até o espaço foi pensado para viabilizar um novo padrão de ensino



Na Orestad Gymnasium, uma escola municipal de Copenhague, na Dinamarca, inaugurada em 2005, até a planta do prédio foi pensada para viabilizar o conceito de “escola do futuro”. O edifício de cinco andares tem algumas salas de aula tradicionais, no estilo quatro paredes, uma porta e janelas. Mas 50% das atividades são realizadas em espaços de convivência, onde os alunos do ensino médio são incentivados a resolver em pequenos grupos desafios propostos pelo professor.  

O que os games têm a ensinar aos alunos

Para diretor do Institute of Play, criador da Quest to Learn, jogos podem mudar a forma como nos relacionamos com o mundo







No primeiro dia de aula, os alunos são surpreendidos pela visita dos fantasmas do Museu Nacional de História Natural de Nova York. Os seres do outro mundo estão brigando nos porões do museu porque não conseguem se acertar quanto aos detalhes da Guerra da Independência americana. Colonos, ingleses e escravos têm pontos de vista diferentes sobre o tema e precisam que os alunos da Quest to Learn, escola pública de NY, os ajudem a resolver o conflito.


Lógica dos games conquista educação e gestão






A proposta parece briga, mas não é. A ideia é usar a mesma lógica, a que apenas diverte, em aplicativos para ensinar. Motivo: em qualquer área do conhecimento é possível usar games para transmitir conhecimento.<br />A mudança começa na própria definição: gamificação é usar elementos da estrutura de jogos para algo que não seja entretenimento puro, usando-os para incentivar comportamentos e resultados práticos.