quarta-feira, 22 de novembro de 2017


O que é PBL, afinal ?
























Tanto a aprendizagem baseada em projetos quanto a educação STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) estão crescendo rapidamente em nossas escolas. 

Algumas escolas estão fazendo STEAM, algumas estão fazendo PBL, e algumas estão aproveitando os pontos fortes de ambos. Tanto PBL como STEAM ajudam as escolas a atingir a aprendizagem rigorosa e a resolução de problemas. Como muitos professores sabem, a educação STEAM não é apenas o conteúdo do curso - é o processo de ser cientistas, matemáticos, engenheiros, artistas e empreendedores tecnológicos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais PBL e STEAM podem se complementar em sua sala de aula e escola.



terça-feira, 21 de novembro de 2017



Afinal, autopoiese ou não ?






A teoria autopoiética tem como idéia básica um sistema organizado auto-suficiente. 

Este sistema produz e recicla seus próprios componentes diferenciando-se do meio exterior. O termo Autopoiese foi criado pelos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela. 

A teoria Autopoiética tem sido aplicada em Imunologia, na interação homem computador, sociologia, economia, filosofia e administração pública. No desenvolvimento do trabalho será exposto trechos de várias páginas da Internet seguido de um breve comentário.

"Há uma circularidade essencial na natureza dos sistemas vivos:

Eles exibem uma circularidade configuracional na constituição de seus componentes, que são rigorosamente interconectados e mutuamente interdependentes. 

Sistemas vivos exibem uma circularidade temporal (i.e., ciclicidade) em seu comportamento, o que evidencia a ausência de qualquer "propósito" intrínseco - eles vivem na manutenção de sua integridade constitucional e configuracional. 

Uma vez que haja suficiente complexidade neural e recursividade, um sistema vivo pode gerar, manter e re-engajar-se em padrões de fenômenos internos (descrições) desencadeados por perturbações externas. Isto permite ao sistema funcionar como um observador dentro do escopo epistemológico circunscrito por estas circularidades constitucionais e comportamentais."



Como alcançar a interdisciplinaridade na escola






Por definição, o termo interdisciplinaridade é bastante autoexplicativo. Diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”. 

Na prática, no entanto, o movimento interdisciplinar precisa se ancorar em algumas diretrizes que o fortaleça como uma nova estratégia de pensar a educação e o afaste de algumas armadilhas comuns.





ROBOTIGAMES: Muita informação !!!!!!!