6 tecnologias emergentes na educação que devem se popularizar nos próximos anos
A educação é uma área dinâmica, por isso, novas tecnologias emergem constantemente. O uso de novas ferramentas, porém, não afeta apenas de forma prática a maneira de ensinar.
O site Educators Technology and Mobile Learning publicou uma lista contendo seis tecnologias emergentes que vêm se destacando na educação digital e que todo educador deve conhecer:
#1 Conhecimento na nuvem
Nos últimos tempos, o arquivamento de dados online, na chamada nuvem, chamou a atenção de todos os usuários de internet. No campo da educação, isso deve ser aproveitado. Os grandes benefícios de utilizar esse método de armazenamento são a economia por parte da instituição de ensino e maior acesso à informação por parte dos estudantes. Além disso, o compartilhamento de conteúdo, tanto por parte da instituição quanto por parte dos alunos, é estimulado.
#2 Educação móvel
O uso dos dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones, não é novidade para quem trabalha com EAD, pois permite o acesso remoto à internet. No entanto, agora começam a surgir métodos educacionais e plataformas que sejam desenhadas a partir das características desses dispositivos, como a localização via GPS. O aplicativo Wild Lab, por exemplo, coleta dados científicos sobre pássaros enviados por quaisquer estudantes a partir de seus celulares e que são enviados para o laboratório de ornitologia da Universidade de Cornell (EUA).
#3 Aprendendo com games
Nós já falamos aqui no Blog a respeito da gameficação e sobre como a lógica dos jogos pode influenciar o currículo acadêmico. A tendência é que o uso dos jogos seja ampliado nos próximos anos, tanto na educação online quanto na presencial.
#4 Conteúdo aberto
Após o sucesso dos MOOCs (massive online open courses, ou cursos massivos e abertos online), é uma tendência natural que grandes universidades passem a disponibilizar e produzir conteúdo para a web. A tendência é que surjam, também, espaços online nos quais professores de todo o mundo possam contribuir com conteúdo cientifico e compartilhar conhecimento livremente.
#5 Utilizando dados para melhorar o ensino
Outra tendência lançada na EAD que tende a se popularizar nos próximos anos é o uso e a análise de dados na educação. Com as informações obtidas por meio de ferramentas como o Blackboard Analytics, gestores podem consultar o sucesso de seus currículos e reestruturar seus cursos, além de personalizar seus métodos de ensino. Com o aumento do acesso a essa tecnologia, o uso de dados tende a ser uma fonte de aprimoramento também na educação básica em um futuro próximo.
#6 Ensino personalizado
Muitas instituições de ensino a distância já lançam mão desse recurso tão importante, mas, ao longo dos próximos anos, a individualização do ensino, por meio de plataformas adaptativas, será uma realidade para grande parte dos estudantes. Os Personal Learning Environments (PLE), ou ambientes de aprendizado personalizados, na sigla em inglês, têm se mostrado uma abordagem bem sucedida na área da educação digital e tendem a ganhar força daqui para diante. E essa não é apenas uma novidade possibilitada pela tecnologia, é também uma forma de repensar o ensino. Logo, a experiência bem sucedida da sala de aula digital irá predominar também nos ambientes híbridos, que, por sua vez, serão cada vez mais uma constante no ensino.
Todas essas tecnologias e possibilidades não são desconhecidas de quem acompanha o blog Desafios da Educação. No entanto, elas despontam como métodos que estão ganhando força e devem se tornar cada vez mais comuns em instituições de ensino. Dentre tantas novidades surgidas no último ano, a lista se mostra uma boa seleção de abordagens e técnicas que deram certo e que devem ser de conhecimento de todo gestor da área.
Nenhum comentário:
Postar um comentário