Democratizando o ensino a distância através dos MOOCS
Isaac Asimov foi uma das mentes mais imaginativas e com o cérebro focado na parte mais especulativa da tecnologia que surgiu nos últimos anos. Ele foi o autor de livros como “Eu, Robô” ou a “Trilogia Fundação”, em que discutiu assuntos como Inteligência Artifical, Direito à Vida e a importância do cuidado sobre o Conhecimento Humano.
Asimov previa que a internet seria uma revolução na maneira como a educação é vista na nossa sociedade. Ele dizia que as pessoas passariam a gostar de aprender quando pudessem ter acesso a bibliotecas de conteúdo onde poderiam pesquisar e descobrir sobre seus assuntos favoritos a seu próprio tempo, em casa.
O futuro previsto por Asimov é a época em que vivemos e vem sinalizado pela ascensão dos MOOCs, que chegaram para levar o ensino superior à um clique de distância de todos nós. Quer saber mais? Então continue lendo:
O que é MOOC?
Se formos resumir a questão em um parágrafo curto, MOOC (ou Massive Open Online Courses) são cursos universitários tradicionais oferecidos pela internet de forma aberta, para qualquer pessoa.
As primeiras plataformas que oferecem cursos desse tipo começaram a surgir em 2012 e, ainda no seu primeiro ano, atenderam a milhões de pessoas que estavam desejosas de frequentar cursos universitários sem sair de casa.
Quais são os principais casos de sucesso do MOOC no mundo?
Um dos exemplos mais famosos de uma plataforma de MOOC é a edX. Criada a partir da união das duas maiores instituições de ensino nos EUA, a Universidade de Harvard e o MIT, a edX oferece gratuitamente todo o conteúdo produzido pelos seus professores sem que os interessados precisem viajar aos EUA ou passar por algum tipo de processo seletivo. Mais de 370 mil estudantes se cadastraram na primeira leva de cursos oferecidos pela edX. E esse resultado nem ao menos é o mais impressionante de todos eles.
A Coursera, fundada em janeiro de 2012, teve mais de 1,7 milhões de estudantes apenas no seu primeiro ano, com um crescimento mais rápido do que o do próprio Facebook, como seu fundador gosta de lembrar — hoje já são 13 milhões de alunos em mais de mil cursos.
Na Udacity, também uma plataforma de MOOC, mais de 150 mil pessoas se registraram para um curso em específico: o de Introdução à Inteligência Artificial, ministrado pelo doutor Sebastian Thrun.
Universidades tradicionais já estão fazendo fila para colaborar com esses projetos de democratização do ensino superior. No Coursera, por exemplo, são mais de 120 instituições afiliadas, e até o Google já investe milhares de dólares no desenvolvimento de plataformas do gênero.
Como funciona um curso MOOC?
Ensino à distância pela internet não é muita novidade e já acontece há alguns anos, mas sempre envolvendo o fato do estudante ter de desembolsar um valor de inscrição para o conhecimento adquirido. Nos MOOCs, as coisas funcionam de maneira diferente.
Normalmente livres de custos, a principal vantagem desses cursos online são a sua acessibilidade para o estudante. O grande foco (e recurso para a popularização dos MOOCs) está no design de cada curso, elaborado de forma que o material disponível seja apresentado e exibido com clareza e com o nível de interatividade ideal para que o conhecimento seja assimilado.
Os cursos são elaborados utilizando conceitos de educação através de entretenimento (como em jogos) e elaboração de redes sociais — é bem comum que a troca de experiências entre estudantes seja um dos recursos mais valiosos nessas aulas, com alguns grupos de estudo sendo montados em algumas cidades pelo mundo.
Normalmente, as aulas são transmitidas por vídeos curtos (de 8 a 12 minutos), sempre com pausas para pequenos questionários para garantir que o aprendizado ocorreu sem grandes problemas. Nos casos de cursos de programação, as aulas costumam pausar para que os estudantes possam escrever seus códigos.
Nos fóruns de discussão dos cursos, é comum ver assistentes de ensino moderando as discussões e auxiliando os estudantes, além de alguns MOOCs exigirem tarefas e provas para a obtenção dos seus certificados.
Com os MOOCs, a realidade de uma educação ao alcance de todos se torna cada vez mais possível. Cursos com formatos flexíveis com baixo custo ou até mesmo gratuitos (como é a proposta desse tipo de plataforma) permitem que o conhecimento se torne a maior arma da humanidade para a transformação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário