Designers Instrucionais ou Educacionais
A engenharia pedagógica trata do conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem. O termo inglês "instructional design" busca capturar o mesmo significado do francês "ingénierie pédagogique".termo comumente usado em português para se referir à engenharia pedagógica. Mas afinal...., quem e como é....
O design instrucional corresponde à “ação intencional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos”.
Também conhecido como Design de Aprendizagem ou Design Educacional, Design Instrucional é o processo de criação de experiências de aprendizado eficazes e significativas. Embora seu uso mais comum seja voltado à Educação Corporativa, seus princípios são aplicáveis a qualquer contexto em que exista a aquisição de conhecimentos ou de habilidades. Essa metodologia é utilizada no planejamento de currículos, cursos e materiais didáticos.
Entre outros benefícios, o uso de um processo estruturado permite estabelecimento de objetivos claros, melhor uso de recursos, consistência entre aplicações do mesmo programa e melhor avaliação de resultados.
Existem dois tipos de modelos de Design Instrucional ambos discutidos neste site: modelos conceituais, normalmente relacionados a teorias de aprendizagem; e modelos processuais, relacionados a criação de experiências de aprendizagem.
No contexto de E-Learning, a componente tecnológica alia-se necessariamente à componente pedagógica.
Um “Cenário de Aprendizagem” é composto por um conjunto de elementos que descrevem o contexto em que a aprendizagem se desenrola. Para que a metodologia de ensino/ aprendizagem ocorra e decorra com sucesso é necessário compreender bem os fenômenos relacionados com a escrita de narrativas educativas (o argumento) com a utilização de software que permita automatizar esse processo ou seja esse “desenho de aprendizagem” (Learning Design – LD).
Deve existir uma preocupação na utilização de conteúdos, na medida em que se têm de adaptar a plataformas que os suportem, tendo sempre como base o pressuposto do que o aluno/ formando necessita de “adquirir”..
O E-Learning deve ser muito mais que o consumo de conteúdos deforma quase autónoma. O E-Learning deve englobar um conjunto complexo de outras dimensões, de entre as quais a comunicação e interacção entre professores/ formadores e alunos/ formandos.
O Design de Aprendizagem pode ser visto como uma ferramenta para representar planificações de aulas (unidades de aprendizagem), permitindo que as actividades de aprendizagem possam ser definidas com um alto nível de detalhe e possam ser partilhadas entre Professores/ Formadores.
Design Educacional nada mais é do que a aplicação do design na forma de dar aula e se estudar. O design educacional é caracterizado pela separação física entre professor e aluno, pelo uso de tecnologias de comunicação bidirecional, uso de recursos didáticos de conteúdo e apoio e aprendizagem autônoma do estudante.
Esse modelo didático não coloca no professor toda a responsabilidade pedagógica do aprendizado, mas sim sobre a instituição e especialistas que elaboram o material didático e técnicas apropriadas para o acompanhamento do aluno e verificação de aprendizagem.
O designer educacional analisa cada aluno observando as dificuldades individuais e subjetivas. Ele pode identificar a possibilidade de o aluno “pular” conteúdos, ter autonomia para decidir o que quer estudar primeiro e escolher as tecnologias mais acessíveis aos alunos.
A organização educacional sem fins lucrativos Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/) é um exemplo de design educacional aplicado. Com uma plataforma educacional eles disponibilizam mais de 5000 vídeos online abrangendo áreas como matemática, astronomia, física, história e programação.
No portal é possível fazer exercícios e testar o que foi aprendido em cada lição, além de ser permitido o acompanhamento do progresso. Os professores são chamados de “treinadores” e são eles que monitoram o progresso dos alunos em grupos. Para os alunos, o estudar fica mais divertido e dinâmico, podendo escolher o conteúdo que quer ver primeiro e depois testar o conhecimento com exercícios lúdicos. Todo o aprendizado também pode ser considerado um game, já que a cada exercício e vídeo assistido os alunos recebem pontos de energia e podem passar de fase.
A proposta do criador da Khan Academy, Salman Khan é criar um novo modelo de escola online autônoma, “o aluno entra sabendo apenas como usar o mouse e aos poucos já se instrui, sobe patamares, avalia a si mesmo e cresce em qualquer matéria de estudos”, explica Khan em entrevista para o jornal O Globo.
Para entender melhor sobre o assunto e ver o design educacional aplicado assista o vídeo do Salman Khan no TED.
Nenhum comentário:
Postar um comentário