10 aspectos de Gestão de Projetos em Design Instrucional
O sucesso do Design Instrucional depende da adoção de práticas de Gestão de Projetos. Mas há pouco material específico sobre como essas duas áreas atuam em conjunto, ficando a cargo dos profissionais identificar o relacionamento entre essas duas disciplinas.
A metodologia de Gestão de Projetos é uma poderosa ferramenta para o alcance dos resultados de qualquer tipo de iniciativa, seja ela voltada para o aprendizado ou não. O planejamento e controle do uso do tempo e recursos, assim como a comunicação estruturada entre os membros de um time de Projeto evitam falhas e ajudam a corrigir possíveis desvios antes que se tornem maiores problemas.Aqui estão alguns pontos, que entre muitos outros, fazem com que Design Instrucional e Gestão de Projetos caminhem juntas:
1. Definição de objetivos: Frequentemente profissionais de Design Instrucional tem uma idéia clara do aprendizado que precisam facilitar. Mas para que o processo de criação de uma experiência de aprendizado possa ser tratada como projeto, seus objetivos precisam ser definidos de forma absolutamente clara e mensurável. Esse trabalho começa com a pergunta “O que exatamente estamos buscando?” e termina com a documentação do exato cenário futuro que garantirá que o projeto pode ser considerado bem-sucedido.
Objetivos como “Melhorar o atendimento ao cliente” são vagos demais para que sejam avaliados ao final do programa. “Reduzir o tempo de resposta a clientes para um dia” é uma meta que pode ser medida, e quando alcançada, é possível considerar um programa de treinamento bem sucedido.
2. Análise de custo-benefício: A metodologia de Gestão de Projeto prevê um momento em que todos os custos envolvidos no programa sejam previstos. A previsão detalhada do orçamento disponível para o projeto e a medição dos resultados esperados evitam que ao final, o projeto de mostre inviável do ponto de vista financeiro.
3. Plano de Trabalho: Ajuda bastante no cumprimento dos prazos, principalmente quando existem várias pessoas envolvidas no projeto ou fornecedores externos. não há necessidade de um plano complexo. Uma simples lista de atividades com prazos e responsáveis evita mal-entendidos e atrasos no projeto.
4. Gestão de Recursos: Da mesma forma que o Plano de Trabalho ajuda no controle de prazos, a gestão de recursos garante o cumprimento do valor orçado para o seu programa. A idéia é manter uma projeção de quanto será gasto até o final de cada uma das fases do projeto e fazer a comparação com o gastos realizados.
5. Comunicação Estruturada: A metodologia de Gestão de Projetos também conta com ferramentas para garantir que todos os impactados, independente de serem parte do time do projeto, receberão as informações que precisam de forma clara, completa e no tempo adequado.
6. Controle dos Riscos: Parte importante da Gestão de Projetos, o controle de riscos busca prever todos os tipos possível de desvios ao plano original. Com essa informação gestores de projetos podem planejar como evitar cada um desses riscos e como agir, caso algum deles aconteça.
7. Reporte de Resultados: Conforme mencionado no item 1, a metodologia de Gestão de Projetos exige que objetivos sejam definidos claramente. Desta forma, não só existe entendimento entre todos os envolvidos, mas também é possível medir os resultados, compará-los com o esperado e avaliar a efetividade do programa.
8. Relacionamento com outras areas (e stakeholders): Raramente um projeto envolve somente os membros do time de projeto. Frequentemente é necessário manter outras áreas informadas, ou obter autorizações. A metodologia de Gestão de Projetos conta com formas estruturadas de gerenciar relacionamentos com demais áreas e interessados (também chamados de Stakeholders)
9. Gestão de Pessoas e Mudança Organizacional: Para que o conhecimentos e comportamentos trabalhados em um projeto de Design Instrucional sejam efetivos não basta que as pessoas aprendam, elas também precisam entender os benefícios de adotar novas práticas e ter apoio da liderança. Embora essas não sejam necessidades endereçadas em um programa de treinamento, elas fazem parte do escopo da Gestão de Projetos.
10. Gestão do Conhecimento: É claro que depois de tanto trabalho, todo o conhecimento gerado não pode ser pedido. A metodologia de Gestão de Projetos prevê como atividade final a organização de todos os materiais gerados durante o projeto, de forma que possam ser consultados posteriormente, tanto para re-aplicação do treinamento ou curso, quanto para adaptação para outros programas.
Não podemos nunca nos esquecer de que Gestão de Projetos precisa fazer parte da cultura de um time para funcionar adequadamente e não se tornar apenas mais um processo burocrático e improdutivo.
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