Personalização na educação
Alunos diferentes aprendem de maneiras e em ritmos também distintos.
Mas como identificar essas particularidades, dentro de um modelo educacional cada vez mais uniformizado?
As plataformas e outras tecnologias de ensino adaptativo ou aprendizagem adaptativa (adaptive learning, em inglês) surgem como uma alternativa.
Utilizando softwares capazes de detectar e mapear as principais habilidades e deficiências de cada aluno a partir de suas reações às tarefas propostas, essas ferramentas prometem revolucionar o processo de ensino-aprendizagem ao permitir o desenvolvimento de planos de estudo e atividades sob medida.
Em outras palavras, uma educação personalizada de acordo com o perfil de cada estudante.
Por meio delas, cada aluno recebe um feedback de seu desempenho em tempo real, além da sugestão de conteúdos que precisam ser reforçados para avançar na disciplina, que pode vir em formato de games, textos, vídeos e exercícios.
Uma das vantagens do uso de estratégias de personalização e de ensino híbrido está no engajamento dos alunos. Para eles, esses momentos de experimentação também são um aprendizado com um novo modelo.
Por ser algo novo para educadores e educandos, é normal que a adaptação dos estudantes e do professor aconteça de forma gradativa, assim como será gradativa a apropriação dos elementos envolvidos em um modelo eficiente de ensino híbrido.
Os quatro pilares para oferecer ao aluno uma experiência ideal em um modelo de ensino híbrido são:
1. Autonomia do aluno. Possibilitar que os alunos direcionem seu aprendizado a partir do que é importante aprender. Autonomia é o maior objetivo da educação.
2. Aprendizado personalizado. Cada aluno recebe o que precisa, no momento em que precisa. Poder atender às necessidades diferentes é uma vantagem da tecnologia.
3. Domínio gradativo do conhecimento. De acordo com os conhecimentos prévios dos estudantes, é possível identificar de onde partir para que consigam fazer com ajuda o que, em breve, conseguirão fazer sozinhos.
4. Relacionamentos produtivos. Consolidar a relação entre professor e aluno e entre os alunos de maneira positiva é uma parte essencial do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário