Aprendizagem colaborativa
A aprendizagem colaborativa basicamente consiste em reunir os participantes em torno de um só objetivo e, com intermediação do professor, conduzir os trabalhos de modo que todos se esforcem para obtenção do resultado desejado.
No caso das instituições de ensino, o objetivo é envolver os alunos participantes na aquisição de novos conhecimentos.
Esse método de ensino permite, entre outras coisas, o desenvolvimento do senso de equipe dos alunos, a valorização e o compartilhamento dos saberes individuais de cada um e a obtenção de valores como respeito mútuo.
A técnica protege a liberdade de cada participante de expor suas próprias ideias, se expressar e falar livremente, visando atingir um consenso.
Utilizando essa estratégia, o professor passa de transmissor para facilitador, possibilitando aos alunos a produção e construção de conhecimento por eles mesmos.
Na aprendizagem colaborativa, todos aprendem em conjunto, sendo oportunizada a capacidade de autonomia dos alunos.
É uma forma de romper com as estruturas tradicionais de ensino, superando modelos ultrapassados que já não são mais condizentes com a nossa sociedade atual, nem às demandas e expectativas dos alunos.
Avaliando os resultados
A tecnologia atualmente tem sido um grande facilitador da estratégia da aprendizagem colaborativa.
É conhecido já o recurso dos tradicionais grupos formados em sala de aula, onde são propostos desafios e atividades objetivando o trabalho em grupo dos alunos e a construção conjunta de conhecimentos.
A autonomia e o cooperativismo também podem ser amplamente estimulados utilizando as tecnologias digitais para interação entre alunos e professores.
Entre as ferramentas mais utilizadas na aprendizagem colaborativa digital, se destacam:
– Chat: interação em tempo real, com a vantagem de que alunos e professores não precisam estar em sala para interagir. O professor pode ficar sempre à disposição dos alunos, ou apenas em horários previamente estabelecidos;
– Fórum: local onde os usuários discutem e trocam arquivos, textos e fotos. As mensagens ficam gravadas, possibilitando consultas posteriores;
– Blog colaborativo: página onde os alunos podem postar conteúdos, comentar e divulgar, ampliando e enriquecendo os debates e a construção de conhecimentos;
– Redes sociais: atualmente é muito frequente a construção de comunidades ou páginas em redes sociais, podendo ser fechadas ou abertas ao público.
É uma interação válida, pois se aproxima mais da realidade dos alunos, que são grandes utilizadores das mesmas.
Na aprendizagem colaborativa, o professor tem duas oportunidades de avaliar os resultados: durante o processo em si, onde ele pode observar o engajamento, o entrosamento e a assimilação dos conteúdos, e no final do processo, onde através de um método de avaliação mais formal ele possa verificar o nível de retenção e compreensão do aluno do conhecimento produzido.
A possibilidade de poder verificar o avanço dos alunos durante todo o processo permite ao professor direcionar os seus alunos durante o percurso, apontando novos caminhos, sempre de forma a tornar o ensino mais dinâmico e eficaz.
Com tantos benefícios e vantagens, a aprendizagem colaborativa é uma técnica que deve ser vista com mais carinho e atenção por parte dos nossos educadores, umas vez que quando amplamente utilizada, possibilita maior interação e autonomia dos alunos como sujeitos ativos de seu processo de aprendizagem.
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