terça-feira, 6 de fevereiro de 2018


Algumas tendências educacionais para 2018 !!!!!!!!!




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Novo ano escolar, novos alunos, novas tecnologias.... temos que nos preparar, afinal estes educandos são nativos digitais.



O avanço rápido das tecnologias, acabam trazendo mudanças e transformações com muita reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem. 


STEAM ou STEM


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A sigla, que significa Science, Technology, Engineering and Math, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. 

No contexto educacional, o termo STEM tem a função não só de identificar estas cinco áreas do conhecimento, mas também de interligá-las. Isso é feito incentivando a aprendizagem interdisciplinar com foco na aplicação prática do que é aprendido, algo que vai de encontro a um movimento cultural conhecido como Cultura Maker

O ensino e a aprendizagem STEM carrega consigo a busca pela compreensão e pelo real impacto dessas disciplinas no mundo. 


Tecnologia e Inovação em projetos educacionais


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Os projetos educacionais fazem com que os alunos sejam produtores de seu próprio conhecimento. Nestes termos acontece a (Re)Construção de seu saber com o professor no papel de mediador. As diversas séries/anos trabalhando em um grupo onde o que importa é a educação..., é o aprender a aprender.



Robótica



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Nunca houve tanta demanda por estas atividades. A programação ensina muito mais do que uma forma de “dar ordens” a um computador. 

A forma de analisar e resolver problemas, expressando uma solução na forma de uma sequência de passos que um humano ou um computador possam executar efetivamente, uma habilidade valiosa conhecida como Pensamento Computacional. 

A robótica permite criar um link entre o mundo digital com o mundo real, criando máquinas capazes de coletar dados e interagir com o mundo ao seu redor.



Cloud Computing


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A ideia de guardar arquivos  em uma “entidade tecnológica” chamada nuvem surge do fato de que não se sabe exatamente onde os dados estão sendo armazenados ou processados. 
Eles podem estar em um servidor aqui mesmo no Brasil, do outro lado do mundo, no Japão, ou ainda nos dois locais ao mesmo tempo, um sendo cópia de segurança do outro. 
O verdadeiro advento é conseguir acessar esses dados pela internet, de qualquer lugar do mundo, mesmo que estejam armazenados a quilômetros de distância.
Como eles não estão em lugar fixo (como um servidor local na empresa, por exemplo), é possível que várias pessoas, de diversos locais, consigam interagir com aquele conteúdo guardado na nuvem, desde que tenham acesso autorizado e autenticado para tal. 
A atualização desses arquivos e processos também acontece em tempo real, já que estão conectados a internet.

Gamificação


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A Gamificação bem como as metodologias ativas de aprendizagem e o coaching educacional vem como alternativas para promover o aprendizado de por meio de práticas ludopedagógicas e interativas com resultados comprovadamente eficazes. 

A experiência com os games vai além do fator entretenimento e passa por outros pontos, como a necessidade de competição, de feedbacks instantâneos, a possibilidade de evolução rápida, e a busca por recompensas e prêmios tangíveis, que são características inerentes dos seres humanos.

Além disso, a criação de comunidades e o senso de urgência trabalhado nos jogos também são ações que incentivam o participante a continuar jogando, até que os seus objetivos sejam atingidos. 

Por isso, investir em gamificação vem se mostrando tão eficiente, independentemente do contexto porque é uma maneira de engajar as pessoas, ela oferece incentivos para que os participantes se sintam empolgados a realizar uma ação ou progredir com uma tarefa.



Storytelling no EAD




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O storytelling nada mais é do que uma forma de narrativa diferenciada e mais atrativa. Nesse método os professores contam histórias para transmitir conteúdos aos alunos. 
A expansão da educação a distância no Brasil e a contínua introdução de tecnologias educacionais exige um aprimoramento nas metodologias utilizadas para a transmissão dos conteúdos nesse modelo de ensino. 
Baseado nessa necessidade, um antigo método ressurge como uma ferramenta adicional para estimular o engajamento dos alunos com as aulas.


Ensino híbrido


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Cada vez mais a sala de aula convencional tem a necessidade de se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia. O ensino híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente virtual e presencial, buscando que os alunos aprendam ainda mais.
O ensino híbrido pode ser definido basicamente como a combinação do aprendizado online com o offline e ele já é uma das maiores tendências da educação do século 21.
As tecnologias digitais podem colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente. O ensino híbrido, por sua vez, combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, visando a personalização do ensino e da aprendizagem e um modelo possível para facilitar a combinação, de forma sustentada, do ensino online com o ensino presencial.
Esse tipo de ensino é conhecido por muitos também como blended learning. Mas, o seu significado é consensual. A expressão tem aparecido em vários portais informativos sobre tecnologia educacional, referindo-se tanto à Educação Básica quanto ao Ensino Superior. Afinal, a cada dia que passa, a sala de aula precisa se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia.

Mobile Learning

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O conceito Mobile Learning pode ser traduzido para português por aprendizagem móvel ou entendido como integração das tecnologias móveis no contexto educativo.

Mobile Learning nada mais é que utilizar do seu laptop, celular ou tablet na aprendizagem. Esta é uma forma de reduzir o tempo reservado apenas para o aprendizado, permitindo também a atualização mais rápida de conteúdos, em relação aos métodos mais tradicionais de ensino, o que dá maior qualificação aos profissionais que as instituições formam.

O conceito de mobile learning também não pode ficar preso apenas aos aplicativos para celular. Apesar de este ser um mercado importante, especialmente no aprendizado de línguas, você pode ainda acessar vídeos e arquivos de áudio, ou ainda produzi-los e enviar para colegas, entrar em redes sociais para debater temas estudados.


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