segunda-feira, 28 de setembro de 2020

 Você conhece a Educação 5.0 ?

















A verdade é que esse termo surgiu como uma evolução do conceito da educação 4.0, que já existia há algum tempo. Com o avanço da tecnologia e pelo fato de ela estar cada vez mais presente no nosso dia a dia, ficou claro que era necessário preparar os estudantes para lidar com esse novo cenário. Afinal, eles são os profissionais do futuro.

Então, a proposta na escola 4.0 era promover essa aproximação entre aluno e tecnologia, até para obter melhores resultados no processo de aprendizagem e desenvolver a capacidade dos aprendizes de usar os recursos tecnológicos.

Temas como robótica e programação foram introduzidos nos estudos em várias escolas no mundo inteiro, assim como a cultura maker (do “faça você mesmo”). Além disso, a tecnologia foi integrada nas salas de aulas e suas ferramentas passaram a fazer parte da rotina acadêmica, deixando de ser algo distante ou que os estudantes poderiam encontrar apenas em outros ambientes.

Alguns anos depois, a concepção da escola 5.0 continua acreditando na importância do conhecimento tecnológico, mas não se limita a isso. A nova educação inclui as competências socioemocionais (as famosas soft skills) como parte essencial do aprendizado e o próprio mercado de trabalhou reconheceu o valor delas. A união da tecnologia com a parte comportamental é vista como a melhor combinação para produzir efeitos positivos para a sociedade.

A era digital trouxe inúmeras possibilidades, inclusive dificultando um pouco a gestão de tudo isso. São tantas oportunidades e informações que é preciso saber lidar com sabedoria para não ser “engolido” por tanta coisa ou ficar perdido.

A produtividade acaba exigindo habilidades comportamentais, assim como a nossa sobrevivência nesse mundo tão dinâmico.

Os alunos precisam ser estimulados a adquirirem competências diversas, que nem sempre estão descritas nos materiais didáticos.

A introdução das tecnologias no modelo 4.0 ainda é um desafio real para várias escolas, ao mesmo tempo em que outras tendências precisam ser acompanhadas. Não adianta a instituição observar essas novidades se elas não forem colocadas em prática, até porque isso se torna uma vantagem competitiva no mercado.

Uma das tarefas fundamentais é qualificar os profissionais para que eles sejam capazes de trabalhar seguindo metodologias atuais. Sabemos que os professores, por exemplo, exercem um papel relevante na transmissão do conhecimento e a capacitação deles deve ser uma prioridade. Muitos deles foram formados em modelos diferentes de ensino e precisam de suporte para passar por essa atualização.

O fato é que todos os colaboradores devem ser instruídos para que a equipe realmente possa praticar os valores e princípios de uma escola 5.0.

Como o aspecto socioemocional tem grande relevância no contexto da educação 5.0, não podemos ignorar a parte de relacionamento da escola. É cada vez mais importante que essa seja uma preocupação das instituições de ensino, o que contribui para a captação e fidelização de clientes.

E acima de tudo, termos nossos alunos e professores com sólida formação !!!

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