quinta-feira, 14 de dezembro de 2017


Professores inovadores e seus projetos !!!


Em um colégio de São Paulo, a professora de robótica e games, Carla Luczyk, desenvolve um projeto de cocriação virtual da cidade de Mariana em Minas Gerais.




Desde o acidente com a Mineradora Samarco, a professora Carla trabalha em um projeto na reconstrução da cidade. O projeto começou em 2015 e já tem quase 40 % reconstruído.

O objetivo desta proposta é o aprendizado de forma diferenciada onde o método STEAM também está presente.



Escolas Alternativas


Escolas alternativas, muito simplesmente explicando, são todas aquelas que propõem uma educação diferente da escola tradicional, essa que está aí, com lousa, carteiras, grade curricular (a grade é literal, aprisiona mesmo), horários para essa ou aquela disciplina, relações de opressão e obediência do aluno, tratado como um ente passivo, sem poder de escolha, submetido à disciplina da nota, advertência, e, em último caso, expulsão.


Educadores.jpg



As escolas alternativas nunca são iguais, porque se são livres, se propõem coisas novas, se experimentam, não seguem cartilhas prontas. 

É verdade que existem o que eu chamaria de metodologias ou correntes alternativas, que não seguem a escola tradicional, mas são movimentos que têm, sim, uma diretriz bastante delineada. 

Exemplos seriam a Pedagogia Waldorf e o Método Montessori. 



Professor   MAKER


O modelo tradicional de ensino prega a ideia de que o professor está em um patamar superior por deter o conhecimento. No entanto, a nova realidade exige padrões menos rígidos, que prezem pela liberdade do aluno e o incluam no processo de aprendizagem como protagonistas, não apenas espectadores.






É neste cenário que a cultura maker vem ganhando força nas escolas, implementando uma estratégia de aprendizagem em que o aluno tem abertura para se expressar, buscando entender como as suas ações se inserem e modificam a realidade à sua volta.


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017


Projeto de Aprendizagem? O que é? Como se faz?


A atividade de fazer projetos é simbólica, intencional e natural do ser humano.  Por meio dela, o homem busca a solução de problemas e desenvolve um processo de construção de conhecimento, que tem gerado tanto as artes quanto as ciências naturais e sociais.




Resultado de imagem para projeto de aprendizagem




             O termo projeto surge numa forma regular no decorrer do século XV.  Tanto nas ciências exatas como nas ciências humanas, múltiplas atividades de pesquisa, orientadas para a produção de conhecimento, são balizadas graças à criação de projetos prévios.



10 JOGOS E MÓVEIS PARA CRIANÇAS, SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI



Muitos de vocês, incluindo professores e pais, conhecem o método Maria Montessori, ou pelo menos já ouviu falar dele. É um método destinado a educar as crianças a partir de ferramentas e jogos especiais, projetados e criados especificamente para elas.



Resultado de imagem para mariamontessori moveis


As crianças são as protagonistas de todas as suas ações. Quando parece que elas estão apenas brincando, na verdade, estão aprendendo, elas estão se concentrando e estão explorando um novo mundo. Muitas mães e professores se inspiram no método Montessori para fazer móveis, jogos e brincadeiras para as crianças.


MÉTODO MONTESSORI:  EDUCAR CRIANÇAS FELIZES



Os princípios do Método Maria Montessori de educação é aplicável a todos, mesmo em casa e não havendo à disposição os materiais didáticos que fazem parte do método escolar.





Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. 

De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.



Dislexia.... como assim ?

Tem muita gente disléxica no mundo, mais do que você imagina pois, ser disléxico é ter um cérebro diferente, que processa as informações de sons e leitura, de uma maneira mais tortuosa do que aquelas que estamos habituados.


Imagem relacionada




Escolas da floresta


As Forest Schools ou escolas da floresta são instituições onde as atividades acontecem no meio da floresta. Não existe sala de aula, não existem paredes, espaços diversificados para leitura ou qualquer outra coisa parecida. Apenas as crianças e a floresta.




Escolas que são inovadoras !!!!!


São as escolas mais inovadoras do mundo, que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços que estimulem a construção do conhecimento através da prática e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. 





Professores antenados !!!




Os livros que todo professor antenado irá ler !!!!!!

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

terça-feira, 28 de novembro de 2017


Jogos cooperativos: a aplicação dos princípios cooperativistas no empoderamento de equipes




Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas.



O cultivo da liberdade na Pedagogia de Tosltói



"As crianças, em todos os lugares do mundo, são obrigadas, pela força, a frequentar a escola."

Na verdade, os pais são obrigados a enviar os filhos à escola, seja pela severidade da lei, seja porque se lhes prometem vantagens, seja por uma retórica que os ludibria.






Tolstói pedagogo ? Mas claro......, afinal quem foi ?





Leão (Liev) Tolstói (1828-1910) foi um escritor e educador russo, autor de Guerra e Paz, obra-prima que o tornaria célebre. Profundo pensador social e moral é considerado um dos mais importantes autores da narrativa realista de todos os tempos. Stephan Zweig considerava-o como o “Pedagogo do Universo”, pois não só elaborou o projeto de uma publicação pedagógica, chamada Revista da Escola de Iásnaia Poliana, como também dedicou ao tema educativo mais de 630 trabalhos. 



Desenvolvendo competências




Segundo a neurociência, podemos sempre aprender... e no processo de ensino-aprendizagem não há padrão !!!!!



Conhecendo habilidades e competências







Segundo Perrenoud (1999), não existe uma noção clara e partilhada das competências. Mais do que definir, convém conceituar por diferentes ângulos.


quarta-feira, 22 de novembro de 2017


O que é PBL, afinal ?
























Tanto a aprendizagem baseada em projetos quanto a educação STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) estão crescendo rapidamente em nossas escolas. 

Algumas escolas estão fazendo STEAM, algumas estão fazendo PBL, e algumas estão aproveitando os pontos fortes de ambos. Tanto PBL como STEAM ajudam as escolas a atingir a aprendizagem rigorosa e a resolução de problemas. Como muitos professores sabem, a educação STEAM não é apenas o conteúdo do curso - é o processo de ser cientistas, matemáticos, engenheiros, artistas e empreendedores tecnológicos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais PBL e STEAM podem se complementar em sua sala de aula e escola.



terça-feira, 21 de novembro de 2017



Afinal, autopoiese ou não ?






A teoria autopoiética tem como idéia básica um sistema organizado auto-suficiente. 

Este sistema produz e recicla seus próprios componentes diferenciando-se do meio exterior. O termo Autopoiese foi criado pelos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela. 

A teoria Autopoiética tem sido aplicada em Imunologia, na interação homem computador, sociologia, economia, filosofia e administração pública. No desenvolvimento do trabalho será exposto trechos de várias páginas da Internet seguido de um breve comentário.

"Há uma circularidade essencial na natureza dos sistemas vivos:

Eles exibem uma circularidade configuracional na constituição de seus componentes, que são rigorosamente interconectados e mutuamente interdependentes. 

Sistemas vivos exibem uma circularidade temporal (i.e., ciclicidade) em seu comportamento, o que evidencia a ausência de qualquer "propósito" intrínseco - eles vivem na manutenção de sua integridade constitucional e configuracional. 

Uma vez que haja suficiente complexidade neural e recursividade, um sistema vivo pode gerar, manter e re-engajar-se em padrões de fenômenos internos (descrições) desencadeados por perturbações externas. Isto permite ao sistema funcionar como um observador dentro do escopo epistemológico circunscrito por estas circularidades constitucionais e comportamentais."



Como alcançar a interdisciplinaridade na escola






Por definição, o termo interdisciplinaridade é bastante autoexplicativo. Diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”. 

Na prática, no entanto, o movimento interdisciplinar precisa se ancorar em algumas diretrizes que o fortaleça como uma nova estratégia de pensar a educação e o afaste de algumas armadilhas comuns.





ROBOTIGAMES: Muita informação !!!!!!!







quarta-feira, 1 de novembro de 2017



Conheça Sophia..., um robô pra lá de interativo....


Conhecida por sua grande inteligência e capacidade de expressar emoções em conversas que parecem quase reais, a robô Sophia acaba de alcançar um marco bastante impressionante: ela recebeu a cidadania oficial de um país – no caso, da Arábia Saudita.





Assim como assistentes virtuais (Siri, Cortana, Google Now, etc.), o software que coordena o robô é capaz de ouvir, compreender e interpretar aquilo que seu interlocutor diz. Um algoritmo faz com que a "mente" de Sophia decida quais palavras usar em cada ocasião, permitindo que ela tenha uma conversa quase totalmente natural com uma pessoa de verdade.



Interdisciplinaridade e STEAM: parceria !!!







A ideia de unir as áreas exatas em uma só sigla tem uma motivo: a tendência dos sistemas de ensino, incluindo o brasileiro, que atualmente discute uma Base Nacional Comum Curricular, é que STEM seja trabalhado cada vez mais de forma integrada e interdisciplinar. Você precisa de matemática para resolver um problema de engenharia, precisa de habilidades que se sobrepõem. Por isso também é importante trabalhar em equipes.




Educação é Steam.... ???




A aprendizagem destes tempos hipermodernos vai ter de encontrar seu caminho na introdução de disciplinas que são conhecidas nos Estados Unidos pelo acrônimo Steam (Science, Technology, Engineering, Arts e Math).



quinta-feira, 19 de janeiro de 2017


FABLAB em sala de aula

Paulo Blikstein, professor de Stanford e criador do Fablab@School, acredita que laboratórios têm tudo para se tornarem comuns



Resultado de imagem para fablab