Professores inovadores e seus projetos !!!
Em um colégio de São Paulo, a professora de robótica e games, Carla Luczyk, desenvolve um projeto de cocriação virtual da cidade de Mariana em Minas Gerais.
O objetivo desta proposta é o aprendizado de forma diferenciada onde o método STEAM também está presente.
Através da interface de um jogo muito popular, o Minecraft, a
professora desenvolve o projeto com alunos de varias faixas etárias. Este tipo
de movimento também abrange o ensino híbrido, uma das metodologias ativas em
educação.
Foram várias fases até chegar ao produto efetivo da aula. “Primeiro,
vimos no Google Maps como era a cidade. Estudamos sua arquitetura, a história,
o bioma e suas peculiaridades”. Todos os conteúdos a serem estudados na
produção foram elencados e inseridos nas aulas de laboratório.
Segundo a professora, a presença dos games na sala de aula
está aumentado, porém ainda costuma ser o resultados de iniciativas dos
professores e levados como proposta à coordenação pedagógica.
Pesquisas apontam que instituições que levaram os games para
dentro das salas de aula obtiveram maior aproveitamento do conteúdo
disciplinar.
A tendência que se baseia na educação STEAM com o uso das
interdisciplinaridades tem alcançado resultados positivos além de alunos mais
envolvidos e felizes. Os alunos aprendem enquanto brincam.
As tecnologias educacionais estão
cada vez mais presentes na educação. Afinal experimentar também é aprender. O
conceito que abrange diversas áreas fazem toda a diferença. Não podemos negar a
importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez
mais precisamos trabalhar em parcerias.
· Língua Portuguesa: produção textual sobre a doença,
crítica, dissertação, confecção de relatórios, correção ortográfica;
· Matemática: levantamento de dados, pesquisas,
incidência em percentual da doença, gráficos e tabelas demonstrando esses
números;
· História: contexto histórico da doença –
quando surgiu? Quem descobriu?
· Geografia: Elaboração de um mapa com
legendas indicando os principais focos da doença nos estados;
· Artes: o desenho do mosquito, produção
de peças teatrais;
· Inglês: tradução de textos, vocabulário;
· Ciências da Natureza /
Biologia: Higiene, como
detectar focos da doença, cuidados, formas de transmissão, nome cientifico da
doença e do mosquito transmissor.
·
As disciplinas
trabalham de mãos dadas onde uma necessita da outra para o seu desenvolvimento,
resolvendo problemas matemáticos precisamos saber ler e interpretar o problema.
Neste ponto que a Língua Portuguesa se insere com a interpretação de textos, dentre outros.
O projeto de Mariana
ainda está longe de terminar porém a professora conta mais de 30 alunos
envolvidos e seu número aumenta a cada bimestre.
Por mais iniciativas
assim....
http://carlalara11.wixsite.com/carlaluczyk
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/importancia-trabalho-interdisciplinar.htm
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