quinta-feira, 14 de dezembro de 2017


Professores inovadores e seus projetos !!!


Em um colégio de São Paulo, a professora de robótica e games, Carla Luczyk, desenvolve um projeto de cocriação virtual da cidade de Mariana em Minas Gerais.




Desde o acidente com a Mineradora Samarco, a professora Carla trabalha em um projeto na reconstrução da cidade. O projeto começou em 2015 e já tem quase 40 % reconstruído.

O objetivo desta proposta é o aprendizado de forma diferenciada onde o método STEAM também está presente.




Através da interface de um jogo muito popular, o Minecraft, a professora desenvolve o projeto com alunos de varias faixas etárias. Este tipo de movimento também abrange o ensino híbrido, uma das metodologias ativas em educação.

Foram várias fases até chegar ao produto efetivo da aula. “Primeiro, vimos no Google Maps como era a cidade. Estudamos sua arquitetura, a história, o bioma e suas peculiaridades”. Todos os conteúdos a serem estudados na produção foram elencados e inseridos nas aulas de laboratório.

Segundo a professora, a presença dos games na sala de aula está aumentado, porém ainda costuma ser o resultados de iniciativas dos professores e levados como proposta à coordenação pedagógica.
Pesquisas apontam que instituições que levaram os games para dentro das salas de aula obtiveram maior aproveitamento do conteúdo disciplinar.

A tendência que se baseia na educação STEAM com o uso das interdisciplinaridades tem alcançado resultados positivos além de alunos mais envolvidos e felizes. Os alunos aprendem enquanto brincam.

As tecnologias educacionais estão cada vez mais presentes na educação. Afinal experimentar também é aprender. O conceito que abrange diversas áreas fazem toda a diferença. Não podemos negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais precisamos trabalhar em parcerias.

·   Língua Portuguesa: produção textual sobre a doença, crítica, dissertação, confecção de relatórios, correção ortográfica;

·  Matemática: levantamento de dados, pesquisas, incidência em percentual da doença, gráficos e tabelas demonstrando esses números;

·    História: contexto histórico da doença – quando surgiu? Quem descobriu?

·    Geografia: Elaboração de um mapa com legendas indicando os principais focos da doença nos estados;

·    Artes: o desenho do mosquito, produção de peças teatrais;

·    Inglês: tradução de textos, vocabulário;

·  Ciências da Natureza / Biologia: Higiene, como detectar focos da doença, cuidados, formas de transmissão, nome cientifico da doença e do mosquito transmissor.
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As disciplinas trabalham de mãos dadas onde uma necessita da outra para o seu desenvolvimento, resolvendo problemas matemáticos precisamos saber ler e interpretar o problema. Neste ponto que a Língua Portuguesa se insere com a interpretação de textos, dentre outros.

O projeto de Mariana ainda está longe de terminar porém a professora conta mais de 30 alunos envolvidos e seu número aumenta a cada bimestre.


Por mais iniciativas assim....


http://carlalara11.wixsite.com/carlaluczyk

http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/importancia-trabalho-interdisciplinar.htm


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