quinta-feira, 14 de dezembro de 2017


Professores inovadores e seus projetos !!!


Em um colégio de São Paulo, a professora de robótica e games, Carla Luczyk, desenvolve um projeto de cocriação virtual da cidade de Mariana em Minas Gerais.




Desde o acidente com a Mineradora Samarco, a professora Carla trabalha em um projeto na reconstrução da cidade. O projeto começou em 2015 e já tem quase 40 % reconstruído.

O objetivo desta proposta é o aprendizado de forma diferenciada onde o método STEAM também está presente.



Escolas Alternativas


Escolas alternativas, muito simplesmente explicando, são todas aquelas que propõem uma educação diferente da escola tradicional, essa que está aí, com lousa, carteiras, grade curricular (a grade é literal, aprisiona mesmo), horários para essa ou aquela disciplina, relações de opressão e obediência do aluno, tratado como um ente passivo, sem poder de escolha, submetido à disciplina da nota, advertência, e, em último caso, expulsão.


Educadores.jpg



As escolas alternativas nunca são iguais, porque se são livres, se propõem coisas novas, se experimentam, não seguem cartilhas prontas. 

É verdade que existem o que eu chamaria de metodologias ou correntes alternativas, que não seguem a escola tradicional, mas são movimentos que têm, sim, uma diretriz bastante delineada. 

Exemplos seriam a Pedagogia Waldorf e o Método Montessori. 



Professor   MAKER


O modelo tradicional de ensino prega a ideia de que o professor está em um patamar superior por deter o conhecimento. No entanto, a nova realidade exige padrões menos rígidos, que prezem pela liberdade do aluno e o incluam no processo de aprendizagem como protagonistas, não apenas espectadores.






É neste cenário que a cultura maker vem ganhando força nas escolas, implementando uma estratégia de aprendizagem em que o aluno tem abertura para se expressar, buscando entender como as suas ações se inserem e modificam a realidade à sua volta.


quarta-feira, 13 de dezembro de 2017


Projeto de Aprendizagem? O que é? Como se faz?


A atividade de fazer projetos é simbólica, intencional e natural do ser humano.  Por meio dela, o homem busca a solução de problemas e desenvolve um processo de construção de conhecimento, que tem gerado tanto as artes quanto as ciências naturais e sociais.




Resultado de imagem para projeto de aprendizagem




             O termo projeto surge numa forma regular no decorrer do século XV.  Tanto nas ciências exatas como nas ciências humanas, múltiplas atividades de pesquisa, orientadas para a produção de conhecimento, são balizadas graças à criação de projetos prévios.



10 JOGOS E MÓVEIS PARA CRIANÇAS, SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI



Muitos de vocês, incluindo professores e pais, conhecem o método Maria Montessori, ou pelo menos já ouviu falar dele. É um método destinado a educar as crianças a partir de ferramentas e jogos especiais, projetados e criados especificamente para elas.



Resultado de imagem para mariamontessori moveis


As crianças são as protagonistas de todas as suas ações. Quando parece que elas estão apenas brincando, na verdade, estão aprendendo, elas estão se concentrando e estão explorando um novo mundo. Muitas mães e professores se inspiram no método Montessori para fazer móveis, jogos e brincadeiras para as crianças.


MÉTODO MONTESSORI:  EDUCAR CRIANÇAS FELIZES



Os princípios do Método Maria Montessori de educação é aplicável a todos, mesmo em casa e não havendo à disposição os materiais didáticos que fazem parte do método escolar.





Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. 

De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.



Dislexia.... como assim ?

Tem muita gente disléxica no mundo, mais do que você imagina pois, ser disléxico é ter um cérebro diferente, que processa as informações de sons e leitura, de uma maneira mais tortuosa do que aquelas que estamos habituados.


Imagem relacionada




Escolas da floresta


As Forest Schools ou escolas da floresta são instituições onde as atividades acontecem no meio da floresta. Não existe sala de aula, não existem paredes, espaços diversificados para leitura ou qualquer outra coisa parecida. Apenas as crianças e a floresta.




Escolas que são inovadoras !!!!!


São as escolas mais inovadoras do mundo, que apostam na autonomia do aluno, na personalização do ensino, na aprendizagem baseada em desenvolvimento de projetos, no uso da tecnologia, na construção de espaços que estimulem a construção do conhecimento através da prática e na valorização de competências como liderança, proatividade, comunicação, sociabilidade, cooperação ou talentos artísticos. 





Professores antenados !!!




Os livros que todo professor antenado irá ler !!!!!!