Escolas da floresta
As Forest Schools ou escolas da floresta são instituições onde as atividades acontecem no meio da floresta. Não existe sala de aula, não existem paredes, espaços diversificados para leitura ou qualquer outra coisa parecida. Apenas as crianças e a floresta.
Na Alemanha, crianças frequentam uma escola que funciona ao ar livre e os brinquedos são ferramentas, como facas e fogo. Essas escolas são conhecidas como WildKinderGarten, uma espécie de "jardim da infância na floresta".
Hoje, eles são mais de mil em toda a Alemanha, espaços nos quais as crianças são incentivadas a explorar o meio natural. Elas sobem em árvores, colhem frutas e criam diversos acessórios para auxiliá-las em suas tarefas desafiadoras.
As escolas atendem os objetivos exigidos pelo Ministério da Educação alemão, mas através de uma proposta diferente que usa a natureza como mestre e uma relação professor-aluno diferenciada, que se dá na proporção 1-8. Seja na neve, no calor, na chuva, as crianças e os professores estão sempre ao ar livre.
O objetivo da escola é desenvolver não apenas as habilidades cognitivas das crianças, mas também seus interesses, suas emoções e criatividade, respeitando o ritmo de cada uma.
Esse tipo de aprendizagem que prioriza o contato com a natureza não é uma novidade.
A pedagogia Waldorf, já difundida aqui no Brasil, também tem atua com esse princípio. Um dos pontos trabalhados pela escola da floresta é o respeito à individualidade humana. As crianças são ensinadas a agir não para agradar os adultos, mas motivadas pelas suas paixões.
Paul Mai, professor de jardim de infância em uma escola italiana que tem a mesma proposta, diz que a natureza é uma grande professora, porque estimula a criatividade e encoraja a fazer perguntas. Afinal, o papel da escola deveria ser estimular perguntas, e não dar respostas.Além disso, a escola não prepara o aluno para o mercado de trabalho, mas para a vida e a compreensão das suas emoções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário