quinta-feira, 18 de janeiro de 2018


Cidades Virtuais na educação



Em pleno século XXI, onde a revolução tecnológica e era da informação nos levam a refletir sobre o poder da educação, o educador está sendo desafiado cotidianamente a se reinventar e buscar formas, processos, métodos, ferramentas e recursos didático-pedagógicos cativantes e inovadores. O tradicional método de ensinar por meio de lousa/quadro, giz/pincel, que remetem os educandos a meros expectadores, já não fazem parte desta incrível maneira de aprender como produtores de seu próprio aprendizado. 





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Os games dentro da sala de aula não são mais novidade; e nem seu acesso por bom comportamento faz parte deste universo. Vai muito além...
Através de ferramentais poderosas, criatividade e iniciativa de educadores, este trabalho visa estimular os alunos a refletir de forma inovadora, através de situações-problema, para encontrar soluções, com base nas teorias trabalhadas nas aulas expositivas, para diferentes situações no jogo. 
A arquitetura e o planejamento urbano p.e., podem ser explorados de forma dinâmica, exercitando e desenvolvendo suas capacidades técnicas, de liderança, de gestão e de trabalho em equipe, bem como princípios de ética e cidadania.
Neste contexto, os educandos ponderam onde pode ser poupado recursos para gastos e serviços, além da própria administração dentro do jogo.  Uma vez inserido em mundos virtuais, os mesmos podem escolher e refletir o tipo de trabalho que gostariam de ter na cidade.

Ainda podem controlar seus avatares/personagens variando de acordo com o perfil de cada um. As turmas para compor este tipo de aprendizado pode ter jogadores de diferentes faixas etárias assim como de diferentes séries/anos. Pode-se ainda entrar nas empresas como um banco e aprender como investir seu dinheiro virtual..., porém para isso eles também precisam gerar renda.
Os estudantes podem ainda assumir perfis como gestores destas cidades assumindo gerenciamento, planejamento, controle de gastos, finanças municipais além de poder monitorar as condições ambientes e administrar diversas questões urbanas como saneamento básico, vias públicas, educação, saúde, infraestrutura e até mesmo intervir quando necessário em greves públicas.
Não deixem seus alunos por fora !!!
http://porvir.org/

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