terça-feira, 7 de agosto de 2018


Falando disso.... qual a importância e o papel das metodologias ativas de aprendizagem ?


A trajetória da educação e suas diversas nuances fazem com que o percurso de novos caminhos comprovem o quão importante é mostrar ao educando como chegar ao fim dos ciclos e anos letivos, dando continuidade ao processo educacional. A rapidez na produção de conhecimento, construídos através do sujeito como integrante ativo e consciente no processo do conhecimento nos mostram ambientes interativos entre seus pares abandonando a mera transmissão de conhecimentos.


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Nesse contexto as metodologias ativas surgem como proposta para focar o processo de ensinar e aprender na busca da participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos. 

As metodologias ativas têm se destacado refletindo sobre o papel do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem, buscando provocar mudanças nas práticas em sala de aula que estão, por muitas vezes, enraizadas no modelo tradicional de ensino

Como enfrentamento ao este modelo tradicional imposto e aceito ao longo do tempo, tem-se lançado mão das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, nas quais é dado forte estímulo ao reconhecimento dos problemas do mundo atual (tanto nacional quanto regional), tornando os alunos capazes de intervir e promover as transformações necessárias. 

O aluno torna-se protagonista no processo de construção de seu conhecimento, sendo responsável pela sua trajetória e pelo alcance de seus objetivos, no qual deve ser capaz de autogerenciar e autogovernar seu processo de formação.

O advento da informatização provocou diversas mudanças na maneira como interagimos com o mundo, alterando aspectos como relações políticas, econômicas e sociais. E como parte essencial para a o funcionamento da sociedade, a educação também apresentou grande evolução, principalmente com a utilização das metodologias ativas de aprendizagem.

O ensino tradicional mais conhecido e praticado nas instituições de ensino é aquele em que o aluno acompanha a matéria lecionada pelo professor por meio de aulas expositivas, com aplicação de avaliações e trabalhos. Esse método é conhecido como passivo, pois nele o docente é o protagonista da educação.

Na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.
Algumas praticas que envolvem as metodologias ativas e seus recursos como o  aprendizagem baseada em projetos (ABP) – em inglês, project based learning (PBL) – tem por objetivo fazer com que os alunos adquiram conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios, a prática pedagógica de Estudo de Casos tem origem no método de Aprendizagem Baseada em Problemas, a aprendizagem entre pares e times – em inglês, team based learning (TBL) –, como o próprio nome revela, se trata da formação de equipes dentro de determinada turma para que o aprendizado seja feito em conjunto e haja compartilhamento de ideias. Para ampliar as tecnologias envolvidas leiam as postagens sobre o assunto nos posts anteriores sobre o assunto no blog.
Uma pesquisa realizada com estudantes dos Estados Unidos do psiquiatra William Glasser para explicar como as pessoas geralmente aprendem e qual a eficiência dos métodos nesse processo com essa teoria, apresentaram resultados como:


  • 10% lendo;
  • 20% escrevendo;
  • 50% observando e escutando;
  • 70% discutindo com outras pessoas;
  • 80% praticando;
  • 95% ensinando.


Claro que neste estudo foram envolvidos alunos de um sistema educacional que não condiz com a realidade da área educacional em nosso contexto porém o estudo sobre a teoria das inteligências múltiplas desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, nos mostram que a busca em analisar e descrever melhor o conceito de inteligência pode ser comprovado pela neurociência com importantes contribuições na forma que desenvolvemos habilidades.

Os benefícios para a comunidade acadêmica enquanto instituição de ensino com a utilização das metodologias ativas comprovam o resultado positivo e o envolvimento destes educandos no processo de ensino e aprendizagem. 


Para os alunos:



  • adquirem maior autonomia;
  • desenvolvem confiança;
  • passam a enxergar o aprendizado como algo tranquilo;
  • tornam-se aptos a resolver problemas;
  • tornam-se profissionais mais qualificados e valorizados;
  • tornam-se protagonistas do seu aprendizado.




Para os educadores:

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Para a instituição de ensino, os benefícios se mostram principalmente com:

  • maior satisfação dos alunos com o ambiente da sala de aula;
  • melhora da percepção dos alunos com a instituição;
  • aumento do reconhecimento no mercado;
  • aumento da atração, captação e retenção de aluno.

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A transformação social por meio de uma prática conscientizadora e crítica não se restringe a apenas apresentar questões, ultrapassando as salas de aula que fazem uso somente de métodos tradicionais de ensino onde o educando é somente passivo.

As metodologias ativas de aprendizagem tem um papel importante para a educação, especialmente no Brasil, onde o setor necessita de transformações substanciais.



https://blog.lyceum.com.br/metodologias-ativas-de-aprendizagem/

https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado

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