Alfabetização Midiática
A alfabetização midiática tem como objetivo empoderar as pessoas dando competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para dedicar a mídia tradicional com as novas tecnologias, somando os seguintes critérios ou resultados de aprendizagem, entender o papel e as funções da mídia nas sociedades democráticas; entender a condição sob a qual a mídia pode exercer suas funções; fazer uma avaliação de forma crítica os conteúdos de mídia.
A UNESCO, pioneira em ações para a promoção da alfabetização midiática ao redor do mundo, defende a integração da educação em mídia e da Alfabetização Informacional, formando o conceito de Alfabetização Midiática e Informacional, definido como a capacidade do pensamento crítico para receber e elaborar produtos de mídia. Isto implica conhecimento de valores pessoais e sociais e das responsabilidades derivadas do uso ético da informação, bem como a participação no diálogo cultural e a preservação da autonomia em um contexto com possíveis e dificilmente detectáveis ameaças à autonomia.
A alfabetização midiática e informacional se concentra em cinco possíveis competências básicas: compreensão, pensamento crítico, criatividade, consciência intercultural e cidadania.
Muitos pesquisadores e estudantes universitários consideram importante conhecer os riscos da Internet e da mídia, seu uso responsável e as possibilidades de acessar e fazer uso da informação de forma pessoal, social e profissional.
Com a alfabetização mediática, pretende-se que os alunos desenvolvam uma compreensão fundamentada e crítica da natureza dos meios de comunicação, as técnicas que utilizam e os efeitos que essas técnicas produzem.
Mais especificamente, trata-se de uma educação que visa aumentar a compreensão e o aproveitamento dos alunos ao estudar como os meios de comunicação funcionam, como eles criam significado, como são organizados e como eles constroem sua própria realidade.
A alfabetização midiática também visa desenvolver nos alunos a capacidade de criar produtos de mídia.
Embora haja uma variedade de maneiras para ajudar a construir e incentivar a alfabetização digital nos alunos, reunimos cinco caminhos que o professor pode implementar no seu dia-a-dia, dentro e fora da sala de aula.
1. Construir uma compreensão de alfabetização Digital
Parece redundante, mas ajudar os alunos a construir uma compreensão da alfabetização digital é um caminho fundamental para desenvolver habilidades. Conhecimento é poder, e é fundamental ajudar os alunos a compreenderem que esse processoé muito mais do que usar a tecnologia, e sim um alicerce para construção do ensino e aprendizagem.
2. Falar sobre o plágio antes que seja um problema
Seus alunos realmente entendem o que é o plágio? A natureza digital do mundo de hoje faz com que seja fácil de usar ideias de alguém sem citação. Tanto que alguns alunos nem sequer sabem que o que estão fazendo é errado. Garantir uma conversa aberta sobre o plágio é uma ótima maneira de ensiná-los sobre a devida citação e competências de cidadania crítica digital não só na faculdade, mas também no futuro.
3. Como ajudar os alunos a fazer buscas na internet
Quando se trata de pesquisa, buscas na internet podem ser o melhor amigo de um estudante ou maior inimigo. Embora seja fácil para digitalizar os primeiros resultados da busca para a resposta, é importante ensinar os alunos a ir mais longe e passar da primeira página e serem céticos a respeito do que leem. Nem todas as fontes são iguais, e é responsabilidade dos alunos procurarem uma fonte com credibilidade.
4. Discutir Pegadas digitais
As ações online que os estudantes praticam hoje podem ter um impacto duradouro em como eles entram no mercado de trabalho. Ajudá-los a entender o que é uma pegada digital, as potenciais consequências, e o que eles podem fazer para proteger sua reputação online é essencial para seu sucesso contínuo.
5. Ensinar os estudantes a criarem seus próprios trabalhos digitais
Uma das melhores maneiras para os alunos aplicarem as habilidades aprendidas de alfabetização digital é através da criação de suas próprias obras digitais. Além disso, muitos desses projetos servem como evidência de aprendizagem e aprimoram as habilidades que serão valiosas para o sucesso acadêmico e profissional em curso.
A aprendizagem digital não é apenas conhecer computadores por dentro e por fora. É muito mais – é entender a tecnologia para mudar a maneira como se pensa e se vê o mundo. A alfabetização digital vem sendo requisitada em muitos currículos no mundo todo. É importante estar atento e pronto para incentivar a sua utilização e melhorar a qualidade de aprendizagem digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário