sexta-feira, 25 de novembro de 2016


TIC Educação mostra aumento no uso da internet pelo celular para fim pedagógico


Pesquisa aponta que mais de um terço dos docentes diz utilizar o dispositivo em atividades com alunos. Apesar disso, metade das escolas públicas continua com banda larga insuficiente


Resultado de imagem para TIC Educação







O uso da internet pelo celular é uma realidade da cultura digital e já é tendência também nas escolas brasileiras. A sexta edição da pesquisa TIC Educação (clique para baixar apresentação), realizada pelo Cetic.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), mostrou que mais de um terço dos docentes, 39%, afirma utilizar o dispositivo para realizar alguma atividade com os alunos, sendo 36% de escolas públicas e 46% das privadas.

Um fator limitador também é a capacidade da banda larga nas escolas, que não avançou no último ano: 45% das escolas públicas declararam ter velocidade de até 2 Mbps (Megabits por segundo).

Apesar da conexão Wi-Fi, que tem ligação direta com uso de dispositivos móveis, ter aumentado em escolas públicas e particulares, um dado da pesquisa chama a atenção: na maioria das instituições, o uso da internet móvel é bloqueado para os alunos.

O dado aponta para outro obstáculo apresentado pela pesquisa: a formação de professores. O estudo mostra que 73% dos professores utilizaram computador e internet em ao menos uma das atividades com os alunos (70% entre professores das escolas públicas e 84% das escolas privadas). As atividades mais citadas pelos professores foram: pedir aos alunos a realização de trabalhos sobre temas específicos (59%), solicitar trabalhos em grupo (54%), dar aulas expositivas (52%) e solicitar a realização de exercícios (50%).

Apenas 39% dos professores afirmaram ter cursado uma disciplina específica na graduação sobre o uso de tecnologia em atividades pedagógicas, sendo que, entre os entrevistados com idade inferior a 30 anos, esse número sobe para 54%.

A pesquisa aponta uma direção para o tema: é preciso investir nas redes de colaboração entre os educadores. No estudo, 70% dos professores afirmaram aprender a utilizar computador e internet por meio de contatos informais com outros professores e 44% com algum grupo de professores da própria escola.


http://porvir.org/tic-educacao-mostra-aumento-uso-da-internet-pelo-celular-para-fim-pedagogico/





Nenhum comentário:

Postar um comentário