Educação a distância sem barreiras
Quais os instrumentos para a avaliação na educação a distância?
A avaliação em educação a distância combina uma variedade de instrumentos que possibilitam contemplar aspetos quantitativos e qualitativos.
As tarefas a desenvolver durante o curso envolvem entre outros, exercícios práticos, estudos de caso, comentários de textos, auto-avaliação e mesmo a realização de provas escritas que poderão ser respostas abertas, fechadas, mistas, etc..
A avaliação pode contemplar também a participação em bate-papos e fóruns e listas de discussão, tempo em que esteve on-line no curso.
Todo esse percurso tem o acompanhamento constante do tutor, que realiza o registro do desempenho individual do aluno recorrendo a bases de dados que permitam gerenciar a informação em tempo hábil.
De acordo com determinação legal especifica para a educação a distância, a avaliação do rendimento do aluno para fins de promoção, certificação ou diplomação, terá de ser realizada por meio de exames presenciais.
Quais os reflexos da avaliação sobre o processo de ensino aprendizagem em educação a distância?
A avaliação é o reflexo do processo de aprendizagem, envolvendo aspectos pedagógicos, programáticos, curriculares, educacionais e sociais. A educação a distância apresenta uma proposta de avaliação que:
- estabelece claramente o que vai ser avaliado;
- se apresenta como corretiva, oferecendo informações sobre os erros e suas eventuais causas, orientando para a resposta correta e o modo de a alcançar;
- seleciona técnicas adequadas para avaliar o que realmente se deseja avaliar;
- utiliza conscientemente um conjunto diferenciado de técnicas de avaliação, tendo em conta as suas possibilidades e limitações de aplicação;
- define a avaliação como um meio para alcançar fins e não um fim em si mesma;
- encara o erro como um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano.
Quais as dimensões da avaliação num curso de educação a distância?
Estudar a distância é um processo autônomo de construção da aprendizagem, requerendo estratégias e instrumentos de avaliação diferenciados da educação presencial.
A avaliação em educação a distância, respeita o tempo de avaliação do aluno, atendendo às suas “demandas e estratégias de aprendizagem” , quebrando o paradigma da seqüência padronizada e rígida de tarefas avaliativas.
Quais as características da avaliação dos alunos em educação a distância?
Atendendo à diversidade dos alunos, a educação a distância estabelece com eles mecanismos de comunicação e interação, visando o conhecimento mútuo, a motivação e o acompanhamento do processo de aprendizagem sob diferentes dimensões avaliativas.
A avaliação contempla para além da matéria aprendida pelo aluno, o desenvolvimento e mudança de atitudes, o desenvolvimento de criatividade, a capacidade para se relacionar, etc.
A avaliação em educação a distância ganha uma dimensão mediadora, que projeta e vislumbra o futuro, subsidiando uma compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e o permanente ajustar das estratégias pedagógicas.
Pensada, planejada e concretizada de forma coerente com os objetivos definidos para a aprendizagem, adquire contornos de continuidade de modo a acompanhar o processo de aprendizagem.
Permeia todo o processo educativo, constituindo mais um fator que contribui para a aprendizagem do aluno.
Ela é baseada em tarefas que são propostas ao aluno ao longo do curso, devendo ser efetuadas num determinado período de tempo.
Registradas em portfólio e associadas a uma permanente comunicação e interação com o aluno, elas adquirem papel mais importante e fidedigno das reais aprendizagens dos alunos do que as provas presenciais.
A avaliação do aluno visa também promover a união entre a teoria e a prática, a promoção da inclusão e abrir espaço para uma reflexão da práxis coletiva, desmistificando o erro, repensado enquanto ponto de partida para novas aprendizagens significativas de forma individual ou orientada.
A avaliação utilizada como instrumento de reflexão para uma constante tomada de decisão, buscando superar a fragmentação do fazer pedagógico, é encarada como um processo contínuo, partindo da auto-avaliação do aluno enquanto reflexão do educando tomada de consciência individual sobre aprendizagem e condutas, atravessando a avaliação formativa na dialogia entre a provisoriedade e complementaridade e terminando na avaliação somativa onde o erro é encarado com ponto de partida para um novo ciclo de aprendizagem, num processo permeado pela permanente atenção à avaliação qualiiativa e quantitativa da interação coletiva que permeia todo o processo de ensino e aprendizagem.
Enquanto professor autor, você deverá entender claramente as diferenças entre as formas de avaliação utilizadas no curso: auto-avaliação, avaliação formativa e somativa (sentido de resumo).
Auto-avaliação
Motiva a participação do aluno no ato consciente de aprender. Além disso possibilita refletir sobre os pontos fracos e fortes do seu processo de aprendizagem. Promove o senso de responsabilidade e o senso crítico sobre os seus próprios conhecimentos. Por outro lado, desenvolve uma postura crítica face a si mesmo e às atitudes e hábitos adotados durante o curso, contribuindo para um reajuste pessoal e social. A auto-avaliação é apresentada ao final de cada tema e remete para conteúdos abordados nesse tema.
Avaliação Formativa
Acompanha o processo de ensinar com a finalidade de identificar e verificar se o aluno está alcançando os objetivos previstos de aprendizagem ou se será necessária uma intervenção que possibilite a superação dos seus limites no seu processo de aprendizagem. A avaliação formativa possibilita um reajuste permanente das estratégias de ensino e avaliação adotadas.
A avaliação formativa no curso para o qual você está produzindo material didática, será realizada ao longo do módulo.
O tutor será responsável pelo comentários às atividade de auto-avaliação e de avaliação formativa postadas pelos alunos no portfólio.
Avaliação somativa
Realiza-se ao final de cada módulo. Faz um balanço final de tudo que foi conseguido. A intenção é "certificar", ou seja, constatar se a aprendizagem planejada aconteceu ou não e classificar os resultados ao final do processo.
A avaliação somativa por obrigação legal terá caráter presencial com questões fechadas.
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