segunda-feira, 9 de maio de 2016

O QUE É O PROJETO LÍDER EM MIM?



O Líder em Mim (The Leader in Me) é um modelo de transformação da escola que age sobre toda a escola. Ele opera como o sistema operacional de um computador: melhora o desempenho de todos os demais programas que a escola implemente. Baseado no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes® (The 7 Habits of Highly Effective People®), O Líder em Mimproduz transformações importantes na escola, como melhor desempenho acadêmico, menor incidência de problemas disciplinares, e um engajamento maior, tanto de professores como de pais, na vida escolar. Melhor ainda, O Líder em Mim leva os alunos a desenvolver autoconfiança e as habilidades de que necessitam para se saírem bem na sociedade e na economia do século 21.






Que grandes resultados sua escola poderia alcançar se estivesse cheia de alunos que fossem proativos e responsáveis, que tomassem a iniciativa de agir para resolver problemas, que encontrassem soluções criativas para esses problemas, que soubessem definir metas e planejar ações para alcança-las, que se dessem bem com pessoas oriundas de ambientes ou culturas diferentes, mas que também pudessem negociar divergências e resolver conflitos, sempre que necessário?

Na verdade, é isto que O Líder em Mim fará em sua escola. 

O programa teve início em 1999, quando uma escola nos Estados Unidos, a Escola Primária A. B. Combs, na Carolina do Norte, lutava para sobreviver e recebeu um ultimato: ou ela se reinventava, ou ela seria fechada. A diretora da escola, Muriel Summers, convocou professores, pais e líderes da comunidade, inclusive empresários, para lhes perguntar o que eles gostariam que aquela escola ajudasse os seus alunos a aprender. Ela ouviu deles o seguinte:


- Liderança

- Prestação de Contas

- Adaptibilidade a Novas Situações

- Iniciativa e Auto-direção

- Habilidades Interculturais

- Responsabilidade

- Solução de Problemas

- Comunicação

- Criatividade

- Trabalho em Equipe


O que ela ouviu de seus interlocutores reflete aquilo em que a maior parte das pessoas acredita: que nossas escolas não devem apenas procurar melhorar sua posição nos testes que seus alunos fazem, mas devem, isto sim, criar condições e oportunidades para que seus alunos desenvolvam seu pleno potencial e sejam bem sucedidos na vida.

Quando Muriel Summers procurava essas respostas, ela participou de um seminário sobre os 7 Hábitos e notou como o desenvolvimento desses hábitos ia basicamente na direção daquilo que seus interlocutores esperavam de sua escola.

Enquanto Muriel Summers, diretora da Escola Primária A. B. Combs, participava daquele seminário, entre homens de negócio e outros líderes, ela ficou imaginando por que as escolas não trabalhavam esses hábitos com seus alunos. Voltando à escola, Muriel e sua equipe começaram a agir. Escolheram, para a escola, o tema da liderança, e definiram para a escola uma declaração de missão: Desenvolver Líderes, Uma Criança de Cada Vez.


A. B. Combs adotou os 7 Hábitos, não como um currículo, mas como uma filosofia norteadora que estivesse presente em tudo que a escola fizesse, integrando os 7 Hábitos ao currículo, às tradições, ao sistema de ensino e à cultura da escola.


Em 2006 A. B. Combs se tornou a Escola Magneto #1 nos Estados Unidos. Uma "escola magneto" é uma escola capaz de atrair alunos, professores, e gente interessada em ver o que está acontecendo lá.


O modelo criado em A. B. Combs começou a ser aplicado em outras escolas com resultados igualmente positivos.


Em 2008, Dr. Stephen R. Covey, autor de Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes®, publicou um outro livro: The Leader in Me. Esse livro documenta o modelo de liderança implantado, de forma pioneira, por essas escolas e os resultados alcançados, para os alunos, os professores, os demais funcionários, os pais e a comunidade.













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