METODOLOGIAS ATIVAS: O QUE SERÁ ?
O que é este processo que possui como principal característica a inserção do aluno como agente principal responsável pela sua aprendizagem ?
Aprendizagem baseada em projeto ou aprendizagem por
projeto é uma abordagem pedagógica de caráter ativo que enfatiza as
atividades de projeto e tem foco no desenvolvimento de competências e
habilidades. Assenta-se sobre a aprendizagem colaborativa e a
interdisciplinaridade.
O Buck
Institute for Education, entidade norte-americana que congrega pesquisadores e
interessados no tema, vem delineando as bases teóricas da aprendizagem por
projeto desde a década de 1990. De acordo com a instituição, a abordagem pode
ser definida como “um método sistemático de ensino-aprendizagem que envolve os
alunos na aquisição de conhecimentos e habilidades por meio de um processo de
investigação, estruturado em torno de questões complexas e autênticas e de
produtos e tarefas cuidadosamente planejadas”.
A expressão
aprendizagem baseada em projeto surge, às vezes, como sinônimo de aprendizagem
baseada em problema, e trabalhos em língua inglesa referem Project Based
Learning e Problem Based Learning pela mesma sigla – PBL, o que aumenta a
confusão. Embora o desenvolvimento de um projeto geralmente ocorra com a
resolução de problemas, uma prática tem como foco o problema, e a outra, o
projeto. Por outro lado, ambas têm como premissas o ensino centrado no aluno e
a aprendizagem colaborativa e participativa. Em geral, a terminologia
“aprendizagem baseada em projeto” é aplicada a modalidades em que há um produto
tangível como resultado.
Ter um objetivo
que se traduz num produto tangível é um componente poderoso na motivação: os
estudantes identificam um sentido para buscar e selecionar informações,
relacionar o que encontram com o que já têm, compartilhar ideias e achados com
os colegas e professores, agir e interagir para chegar ao objetivo. Quando o
empenho dos alunos envolve a solução de uma questão do seu o cotidiano, o
efeito é ainda melhor.
Behrens e José, pesquisadoras em Educação, complementam: “a observação de condições e circunstâncias não basta, é preciso acrescentar a significação que se atribui” para as atividades realizadas. (BEHRENS e JOSÉ, 2001).
Num momento em que se busca direcionar o foco para o aluno, as ideias de Dewey continuam atuais, pois consideram aspectos como necessidades e experiências vivenciadas, num contexto de valorização da motivação para aprender e da efetividade do aprender na prática.
Esta foi a observação de professores envolvidos com a
aprendizagem por projetos na Uniamérica, IES de Foz do Iguaçu-PR, apoiada pela
Hoper Educação. Souza e Moran (2014) realizaram uma pesquisa sobre as
estratégias utilizadas por esses professores durante a implantação de modelo
estruturado com base em metodologias ativas. Os docentes relataram que o ponto
mais positivo das práticas recém-adotadas é o trabalho com projetos. Ao fim de
cada semestre, os alunos têm um produto – por exemplo, uma pesquisa aplicada,
útil à comunidade vizinha à IES, ou um item farmacológico preparado por eles.
“Isso é extremamente gratificante para alunos e professores”, disse um docente.
Segundo
Behrens e José (2001), a metodologia de projetos foi proposta inicialmente por
John Dewey e chegou ao Brasil nas traduções de Anísio Teixeira na década de
1930, na origem do movimento denominado Escola Nova. Aspectos centrais da
proposta de Dewey são representados na figura abaixo.

Behrens e José, pesquisadoras em Educação, complementam: “a observação de condições e circunstâncias não basta, é preciso acrescentar a significação que se atribui” para as atividades realizadas. (BEHRENS e JOSÉ, 2001).
Num momento em que se busca direcionar o foco para o aluno, as ideias de Dewey continuam atuais, pois consideram aspectos como necessidades e experiências vivenciadas, num contexto de valorização da motivação para aprender e da efetividade do aprender na prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário