quarta-feira, 18 de maio de 2016


Robótica em sala de aula


Quando se fala em robótica normalmente se pensa que é algo complexo, confuso e que poucos podem exercer.

Cada vez mais escolas da rede pública e privada do Brasil estão descobrindo que a utilização da robótica pode ser simples e muito interessante para alunos de todas as idades.




Robótica alia o interesse, a criatividade e integra várias disciplinas. Tem despertado a atenção de professores e alunos, que colocam em prática as teorias aprendidas em sala de aula, através da construção de maquetes, protótipos e robôs controlados por computador.
O aluno sai da carteira para virar um observador/inventor e transforma as páginas de um livro em máquinas capazes de interagir com o meio ambiente. Ele passa a aprender através de seus próprios erros e acertos, investigando, explorando, planejando e dando forma ao que se passa em sua cabeça.
Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prazer. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, melhora a postura diante de problemas e hipóteses, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A robótica envolve um processo de motivação, colaboração e construção.


“A robótica ajuda na capacitação dos estudantes para solucionarem problemas. Nesse caso, o problema torna-se um desafio e o aluno deve ter a mente aberta para reunir recursos a fim de solucionar a questão”.
É, preciso entender que a robótica é um tema dentro de um contexto de educação tecnológica”. A ciência deve ser um instrumento para o professor desenvolver seu conteúdo curricular e fazer um link com o mundo real; e não simplesmente a construção de uma maquete para uma feira de ciências.
O trabalho com a robótica promove um espaço para estimular a aplicação de teorias à atividades concretas e para desenvolver a criatividade dos estudantes: “o aprendizado neste tipo de projeto é significativo, pois proporciona a curiosidade pela investigação que, conseqüentemente, leva ao desenvolvimento intelectual do aluno”.
Para introduzir a tecnologia da robótica na sala de aula, é necessário a formação de equipes para a criação e montagem de protótipos. Os protótipos são construídos com materiais de sucata e com componentes eletrônicos que compõem um kit de robótica (interfaces, luzes, leds, motores, sensores, potenciômetros, relés, motor de passo, motor de corrente contínua, etc).






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