quarta-feira, 18 de maio de 2016


Aprender a aprender...
Projeto Design Thinking






Como filtrar, entre tantos dados recebidos, aqueles que valem a reflexão? Esse é um desafio para as atuais gerações. E o design thinking é uma metodologia que pode ajudar nesta tarefa, impactando o aprendizado do aluno e transformando a escola.

Pensando nisso, o Instituto Península em parceria com o Instituto Tellus utilizou a técnica de design thinking para desenvolver uma pesquisa com objetivo de colaborar com a reconfiguração do currículo escolar nas escolas do Brasil.
O estudo focou no design como uma disciplina capaz de oferecer suporte para o direcionamento de processos de mudança e teve como escopo um sistema complexo e heterogêneo composto pela comunidade escolar - gestores, professor e alunos - e outros fatores de influência como o contexto social, os pais dos alunos, as diretrizes educacionais e programas e pedagógicas propostos.  
Durante 6 meses, o projeto analisou também como o design de currículo vem sendo aplicado em escolas inovadoras de todo o mundo e como é possível trazer essas soluções para melhorar a formação de professores brasileiros através de reflexões, novas ferramentas e maneiras de inovar na educação.
O resultado é o Aprender a Aprender, um relatório completo da pesquisa que pode apoiar professores, diretores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação a trilharem um novo caminho rumo à transformação da educação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário