INTELIGÊNCIA SE APRENDE...
O Programa MenteInovadora vem sendo continuamente avaliado por meio de estudos científicos em parceria com renomados institutos e universidades ao redor do mundo. Os resultados comprovam uma evolução significativa no desempenho dos alunos nas disciplinas regulares do currículo e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas. Alunos, famílias e professores reconhecem a contribuição do Programa na estruturação do raciocínio, no fortalecimento das relações sociais e melhor preparo emocional para lidar com os desafios cotidianos.
A Mind Lab desenvolveu uma Metodologia inovadora que tem alcançado resultados comprovados, ao redor do mundo, no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas em crianças e jovens com idade entre 4 e 18 anos. A Metodologia baseia-se em três pilares fundamentais: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos, Professor Mediador. Na Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Projeto da Mind Lab está presente em mais de 30 países, onde é líder mundial na pesquisa e desenvolvimento de metodologias para o desenvolvimento de habilidades e competências utilizando Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e intervenções intencionais do Professor-Mediador. O projeto iniciou-se no Brasil em 2006 e está presente em escolas particulares e públicas que implantaram o Projeto em seus currículos, atendendo milhares de crianças e jovens. Os resultados não deixam dúvidas: os professores estão extremamente satisfeitos, os pais já percebem a diferença nos seus filhos e os alunos adoram as aulas.
A Metodologia Mind Lab é um sistema para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio e outras habilidades para a vida. O coração da Metodologia Mind Lab é a noção de que a maneira mais eficaz de aprender é através de uma experiência imediata e autêntica que nos deixa querendo mais. O jogo é o exemplo perfeito de uma tal experiência – é divertido, envolvente e emocionante e, portanto, estimula o envolvimento. Também proporciona um terreno fértil para a formação e aplicação das habilidades de raciocínio e habilidades para a vida.
Desenvolvimento da Consciência: A consciência do processo de raciocínio é essencial para o crescimento pessoal em todas as áreas da vida. A Metodologia enfatiza a metacognição e explora as potencialidades do pensar de uma maneira reflexiva. Ao examinarem seu processo de raciocínio, as crianças e os jovens desenvolvem progressivamente sua autonomia. Esta consciência do processo de raciocínio aumenta as possibilidades de desenvolver novas formas de pensar sobre si mesmos.
Desenvolvimento da Habilidade de Raciocínio: Na Era da Informação na qual vivemos, uma ênfase crescente é dada às habilidades fundamentais de raciocínio. A Metodologia desenvolve uma grande diversidade de habilidades: estratégias para proposição e solução de problemas, tomada de decisão, processo de investigação, habilidades verbais e de comunicação, entre outras.
Fortalecimento de Habilidades Sociais e Emocionais: A experiência do jogo é uma ferramenta significativa para o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e éticas. Ela nos proporciona vivenciar situações envolvendo cooperação e competição, vitória e derrota, acerto e erro, aceitar regras, trabalhar em equipe, possibilitando assim oportunidades de lidar melhor com as emoções e aprimorar a determinação, persistência e autodisciplina.
Transferência Interdisciplinar: A habilidade de realizar transcendências, fazer composições entre diferentes áreas do conhecimento, é considerada, por muitos pesquisadores, a mais importante no processo de aprendizagem. Através da Metodologia, as crianças e os jovens desenvolvem suas habilidades para construir conexões entre diferentes e variados campos do pensamento e da experiência humana, transcendendo estas relações para o cotidiano.
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