A escola privada da educação infantil ao ensino médio tem como diferencial o autodidatismo. Não possui salas de aula, séries, nem aulas expositivas. O aprendizado é guiado por textos elaborados para apoiar o trabalho individual e que ajudam o estudante a alcançar a excelência em cada assunto. Professores são tutores e especialistas que acompanham todo o desenvolvimento das habilidades intelectuais e socioemocionais do aluno.
O Colégio Fontán coloca o aluno no centro de processo de aprendizagem para combater o desinteresse em aprender. Fundada em 1985 em Bogotá, a escola segue o Sistema Fontán de educação, criado e desenvolvido pelos educadores Emilia García de Fontán e Ventura Fontán desde 1957. A escola faz parte do programa Partners in Learning da Microsoft.
A escola privada da educação infantil ao ensino médio incentiva o autodidatismo. Não há salas de aula, séries, aulas expositivas ou professores tradicionais. O aprendizado é guiado por textos elaborados para apoiar o trabalho individual, que ajudam o estudante a alcançar a excelência.
Cada estudante desenvolve o próprio plano de estudos e pode estudar sozinho ou em grupo. Os horários são flexíveis. Professores são tutores e especialistas que acompanham todo o desenvolvimento das habilidades intelectuais e socioemocionais dos alunos. As avaliações são contínuas.
O modelo também permite acesso a dados na nuvem, para que o aluno possa estudar a qualquer hora e em qualquer lugar. Os estudantes usam a tecnologia constantemente, estudando por meio de uma plataforma educacional e da internet, no próprio ritmo. Usam ainda programas como PowerPoint, para fazer apresentações. A escola tem espaços abertos, que permitem a prática de esportes, como o tênis.
O estudante se torna um ser autônomo, flexível, disciplinado, responsável e capaz de gerenciar o próprio tempo e trabalho. Ele sente prazer em aprender, fica motivado, tem consciência das próprias capacidades, propõe as próprias metas e consegue atingi-las. É capaz ainda de conduzir argumentações e defender seu ponto de vista. Os professores vêem a experiência de trabalho como enriquecedora e que promove o crescimento. O Sistema Fontán foi o primeiro método de ensino inovador aprovado pelo Ministério da Educação da Colômbia.
A escola recebeu a “Ordem da Democracia” do Congresso colombiano em 1985. O sistema foi implementado em escolas públicas e privadas da Colômbia e da Espanha. Há planos de levar o sistema para o Haiti, a Europa e para outros países da América do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário