CAN WE CHANGE THE WAY WE LEARN?
Minecraft encourages millions of players to create, explore, and discover. We want to bring that passion into the classroom. Join us as we create a Minecraft built for learning.
Que sonho poder estudar química, matemática e geografia através de um jogo em plena sala de aula, né? Na verdade isso é a realidade de várias escolas pelo mundo que adotaram o game Minecraft pra ensinar diversos conteúdos aos alunos. Na Suécia, inclusive, uma escola incluiu o jogo na grade curricular.
Mas de onde veio essa ideia? Bom, um professor de uma escola de Nova York, Joel Levin, criou uma versão do Minecraft para ensino, que se chama MinecraftEdu. Levin passou a incorporar o game em suas aulas nos últimos anos, até que o pessoal daMojang (desenvolvedora do jogo original) pediu a ele uma versão que facilitasse aos professores, independentemente de suas habilidades, poderem utilizar o jogo em suas aulas também. Com algumas modificações feitas, como por exemplo desabilitar os monstros (afinal de contas, não seria legal um Creeper explodir o conteúdo em plena aula, né?), MinecraftEdu se torna uma ferramenta de ensino beeeem interessante!
Operações matemáticas, geometria, noções de geologia, química, e até mesmo literatura ao construir representações de cenários de várias obras. Estes são apenas alguns exemplos de aplicações já usadas em sala de aula. Nesse vídeo aqui embaixo vocês podem ver a aula de um professor que explica sobre sólidos, líquidos e gases através do MinecraftEdu.
Operações matemáticas, geometria, noções de geologia, química, e até mesmo literatura ao construir representações de cenários de várias obras. Estes são apenas alguns exemplos de aplicações já usadas em sala de aula. Nesse vídeo aqui embaixo vocês podem ver a aula de um professor que explica sobre sólidos, líquidos e gases através do MinecraftEdu.
O áudio é em inglês, mas resumindo a aula, o professor pede aos alunos que pensem como se eles fossem partículas, e demonstra como eles estão bem unidos quando estão em estado sólido, e como vão cada vez ganhando mais espaço ao passar ao estado líquido e depois mais até o estado gasoso. Ele utiliza muros na volta dos alunos pra limitar os movimentos deles, e depois põe fogo para derrubar o muro e eles poderem se mover mais livremente. Ao final da aula, ele dá ferramentas aos alunos, habilita a capacidade de eles construirem, e os libera pra explorar.
Tudo bem que os livros são essenciais, mas também não precisamos limitar. Com certeza planejar algumas aulas nesse estilo facilita a compreensão da base de algumas disciplinas, e auxilia aos montes na memorização. E aí, que acham de adotarem esse método por aqui também?
Tudo bem que os livros são essenciais, mas também não precisamos limitar. Com certeza planejar algumas aulas nesse estilo facilita a compreensão da base de algumas disciplinas, e auxilia aos montes na memorização. E aí, que acham de adotarem esse método por aqui também?
Nenhum comentário:
Postar um comentário