segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018



Outra grande tendência: 
Aprendizagem baseada em projetos


Metodologia baseada na investigação em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para solucionar um problema ou construir um projeto


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É uma metodologia de aprendizagem em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para desenvolver um projeto ou um produto. 

A aprendizagem baseada em projetos integra diferentes conhecimentos e estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico. 

Tudo começa com um problema ou questão que seja desafiadora, que não tenha resposta fácil e que estimule a imaginação. O método faz com que o aluno tenha um papel ativo para o seu aprendizado.

Por trás da ideia de trabalhar com projetos, está a proposta de integrar diferentes conhecimentos e estimular o desenvolvimento de habilidades. 

Tudo começa com um problema ou questão que seja desafiadora, que não tenha resposta fácil e que estimule a imaginação.


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O projeto de aprendizagem é uma pedagogia construtivista que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas.
Quando podemos ver que o aluno tem algo a oferecer, vemos que este conhecimento prévio pode e deve interagir com o desconhecido, e assim apropriar-se dos conhecimentos específicos referentes a escola.
Nos projetos de aprendizagem as dúvidas e interesses do aluno irão gerar o próprio projeto, pois haverá por parte dele interesse em resolver as suas dúvidas.
Definido por Hernández(1998) como "Projetos de Trabalho",os projetos de aprendizagem oportunizam uma maior interação entre professor e aluno,visto que constrói um universo de ações diversificadas que permitem a participação ativa do aluno. 
Ao longo do trabalho por projetos, o professor desempenha o papel de mediador. Nesse sentido, sua postura de detentor único do saber não existe mais.

O aprendizado por projetos é desenhado para ser usado com questões complexas que exijam investigação por parte dos alunos para serem entendidas.

Não parece ser válido o uso de Projetos no aprendizado de simples informação fatual ou enciclopédica. Por exemplo, os alunos podem ser solicitados a monitorar a qualidade da água de um rio local para então aprender sobre o ambiente local e outras questões ambientais que o afetam.


O Projeto de Aprendizagem introduz novas formas de ensinar e aprender, além da quebra de paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, na classificação dos alunos por séries, fatos estes que serão quebrados totalmente no decorrer do processo, e principalmente, na quebra, de nossas atitudes frente ao conhecimento, fazendo com que este através das inúmeras possibilidades de aquisição de informações (pela temática) possa tornar possível a aquisição/construção do verdadeiro saber, a todos os envolvidos neste processo.


Dessa forma, é possível que o aprendiz desenvolva habilidades e competências a respeito de qualquer temática, utilizando estratégias diferentes de aprendizado, de modo que sua própria forma de aprender seja contemplada ao longo do desenvolvimento do projeto de aprendizagem.


Este é um enfoque para atividades de aula que enfatiza a aprendizagem de longo prazo, interdisciplinar e centrada no aluno.

Esta forma de aproximação é geralmente menos estruturada do que as atividades tradicionais, centradas no professor; em uma aula que são utilizados projetos, os alunos precisam freqüentemente organizar seu próprio trabalho e gerenciar seu tempo. Esse estrutura prevê que os alunos colaborem entre si e trabalhem juntos para entender no que estão inseridos.

A aprendizagem por projetos também difere de outros enfoques pois enfatiza o trabalho colaborativo e também por se basear na bagagem e recursos dos alunos para representar o que é aprendido.


Os projetos de aprendizagem são desenvolvidos conforme etapas sistemáticas, cada uma delas produzindo conteúdos para serem utilizados pela próxima, de modo que todas elas são interconectadas.


A primeira etapa é a de identificação da questão de investigação. É necessário que os alunos livremente possam expressar questões sem que se preocupem em ser julgados ou inibidos de alguma forma. 


É a fase onde o aluno expõe problemas que de certa forma instigam-no a caminho da solução.

A segunda etapa é a identificação da relevância das questões levantadas para investigação. 


Para tal, é necessário que haja uma forma de os alunos avaliarem seus interesses nas questões levantadas e para isto uma votação é necessária. 

Durante esta etapa, o professor poderá identificar as questões mais relevantes (votadas) e ir fechando as votações, para que outras questões sejam avaliadas. 

À medida que houver a visibilidade de quais questões estão sendo escolhidas, o professor poderá optar por trabalhar com várias questões de investigação, de modo que abranja todos os alunos e interesses.


Assim que as questões de investigação forem criadas, dentro do espaço do projeto de aprendizagem, os alunos ingressam em sua questão escolhida, tendo acesso a um novo espaço com os recursos para iniciarem sua participação em determinada questão de investigação.

Ao depararem-se com a questão de investigação escolhida, cada aluno precisa realizar um levantamento do que ele sabe sobre aquele assunto e do que ele não sabe. Esta etapa é o registro de dúvidas e certezas que é essencial para que se identifique o conhecimento que será validado e construído dentro do projeto.


O próximo passo dentro do projeto é analisar todo o conteúdo levantado e subtrair semelhanças e tratar particularidades. Deste modo, questões duplicadas são removidas, erros e inconcordâncias são corrigidos e as questões seguem para a etapa de criação de unidade de investigação.


Na fase de criação de unidades de investigação, as dúvidas e certezas de temas semelhantes ou de afinidades são classificados em blocos.


Isso facilitará a abordagem das mesmas pelos alunos, seguindo a estratégia de dividir e conquistar. Assim, os alunos integram unidades de investigação para validação das certezas e busca pelas respostas.

Durante a fase de validação e busca pelas respostas, os alunos estarão envolvidos diretamente com informações e artefatos. 


É uma etapa de grande potencial de construção de conhecimento. 

Todos os envolvidos em uma unidade de investigação comunicam-se, debatem, escrevem e atualizam informações que validem e respondam às dúvidas e certezas da unidade de investigação. 

Durante esta etapa, é esperado que surjam novas certezas e novas dúvidas, por isso o inventário é constantemente alterado.


À medida que as unidades de investigação são populadas com conteúdos, o professor vai acompanhando os avanços gerais e individuais dentro de cada microetapa, tendo acesso a conteúdos pessoais de cada aluno, como diários de bordo e páginas individuais, até conteúdos coletivos como páginas colaborativas.


Quando as unidades de investigação estiverem completas, os alunos formulam uma síntese, que é uma descrição para aquela unidade de investigação respondendo às dúvidas levantadas e validando as certezas.

O resultado pode ser um mapa conceitual, um texto dissertativo, um vídeo gravado ou quaisquer artefatos que siga a metodologia desejada pelos professores. Este compilado é o fecho daquela unidade de investigação em especial e sintetiza todo o trabalho formulado pelo grupo, sendo disponível para visualização pública pelos demais grupos do projeto ou quem mais for necessário.

Na próxima etapa, os alunos tem acesso à sintese formulada pelos demais grupos e podem contribuir com comentários. Todas as sínteses permanecem disponíveis para os alunos, que compreenderão em que os demais colegas contribuíram para a resolução da questão de investigação e para o projeto em si.


A parte final compreende em uma síntese que busca unir todas as unidades de investigação e explicitar todos os avanços dentro do projeto, respondendo à questão de investigação. 


Nesta fase, todos os alunos possuem os mesmos artefatos de construção do conhecimento, tanto o construído por eles, quanto pelos demais colegas. Após a construção da síntese final, os alunos apresentam os resultados para todos os envolvidos e disponibilizam-nos para público, que compreende a etapa final do projeto de aprendizagem.


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