quinta-feira, 26 de maio de 2016


Aprendizagem-serviço: a solidariedade como pedagogia


Na pedagogia da Aprendizagem-serviço a solidariedade não é somente um conteúdo de aprendizado, se não uma metodologia para melhorar a qualidade da educação.


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Aprendizagem-serviço é quando as crianças aplicam o que aprenderam na sala de aula levando este conhecimento a serviço da comunidade, transformando a realidade, aprendendo coisas que não podem ser encontradas em livros. É o momento quando as crianças e os jovens deixam o lugar de "destinatários" para se tornar protagonistas, deixando de ser considerados como "coitados", "perigoso", "superficial" ou "esperança para o futuro" para ser reconhecido como construtores ativos e criativos. Os alunos aprendem fazendo coisas que servem aos necessitados tendo assim uma participação ativa como cidadão consciente.

Eles aprendem outros idiomas e ajudam aqueles que não sabem ler e escrever.

É o aprender a fazer servindo os mais necessitados. A prática docente sai da sala de aula e auxilia as crianças que não podem ter um ensino, oferecendo todo o apoio necessário ao aprendizado. 

Esta metodologia educativa combina o currículo acadêmico com o serviço comunitário, frequentemente juvenil. 

Como metodologia pedagógica entra dentro da filosofia da educação experiencial; mais especificamente integra o serviço comunitário com a educação e o autoconhecimento como via para enriquecer a experiência educativa, ensinar civismo, animar a um envolvimento social durante toda a vida, e fortalecer o bem comum das comunidades.







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